Oportunidades

Todos os campi

Edital do Instituto Serrapilheira oferece até R$9,1 milhões para jovens cientistas

31/10/2022

Estão abertas as inscrições para a 6ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira. Serão oferecidos até R$ 9,1 milhões a jovens cientistas, por meio da seleção de 10 projetos, com questionamentos que contribuam para o conhecimento fundamental nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática.

O programa beneficiará os escolhidos com recursos que vão de R$ 200 mil a R$ 700 mil, a serem utilizados durante cinco anos. Além disso, os selecionados ainda terão acesso a recursos extras - até 30% da verba inicial recebida - para investir na formação e integração de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes.

As inscrições podem ser feitas até 28 de novembro, no documento da chamada pública, onde estão disponíveis as orientações necessárias sobre o processo, bem como no edital.

Pré-requisitos

Para participar da 6ª chamada pública de apoio a jovens cientistas, os candidatos deverão ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2020. Esse prazo pode ser estendido por mais dois anos para mulheres que tenham filhos.

A seleção é dividida em duas fases. Na primeira, os candidatos enviam uma pré-proposta, que será avaliada por revisores internacionais. A partir daí, alguns serão chamados para apresentar a proposta completa. A segunda e última etapa inclui uma entrevista em inglês com os proponentes.

Uma das novidades desta chamada é que o candidato precisa detalhar o risco do seu projeto a partir de três definições propostas pelo Serrapilheira: o risco de concepção, relacionado à formulação da hipótese do projeto; o risco de abordagem, que diz respeito à escolha metodológica, e o risco técnico, ligado à obtenção dos dados. Detalhes sobre esses aspectos podem ser obtidos em vídeo disponível no YouTube, com a participação da diretora de Ciência do Instituto, Cristina Caldas, e outros pesquisadores.