Todos os campi

Pesquisadores da UFV estão entre mais influentes do mundo

27/10/2022

A UFV teve pesquisadores em destaque no estudo que reúne 2% dos cientistas mais influentes do mundo, publicado pela Universidade de Stanford (EUA) neste mês. O levantamento incluiu 22 campos científicos e 176 subcampos e utilizou como métricas as citações da base de dados Scopus para avaliar o impacto de pesquisadores em suas carreiras e também ao longo do último ano.

Ao todo, 15 pesquisadores da UFV estão nas listas divulgadas pela Stanford. Dois deles entre os 100 mil mais citados ao longo de suas carreiras: Cosme Damião Cruz, do Departamento de Biologia Geral (DBG), em 68.139º lugar, e Fabio Murilo DaMatta, do Departamento de Biologia Vegetal (DBV), na 69.015ª posição.

Já na listagem dos 100 mil pesquisadores mais citados em publicações de 2021, além de Cosme e Fabio, nas 38.701ª e 29.395ª posições, respectivamente, estão quatro professores: o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raul Narciso Carvalho Guedes, na 29.729ª colocação; Adriano Nunes Nesi, do DBV, na 76.726ª lugar; Wagner Luiz Araujo, também do DBV, na 77.017ª, e Marcos Heil Costa, do Departamento de Engenharia Agrícola, na 79.489ª posição.

O levantamento ainda incluiu cientistas que não estão entre os 100 mil mais influentes, mas que se destacam entre os 2% melhores em suas áreas de conhecimento. Nessa classificação, aparecem entre os mais citados de 2021: Márcio José da Silva, Departamento de Química; Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, Departamento de Solos; Francisco Murilo Zerbini Junior, Departamento de Fitopatologia (DFP); Fabrício de Avila Rodrigues, DFP; Laercio Zambolim, DFP; Edenio Detmann, Departamento de Zootecnia; Jose Eduardo Serrão, DBG; Leonardo Lopes Bhering, DBG; e José Cola Zanuncio, Departamento de Entomologia.

Também nessa classificação, mas entre os pesquisadores com maior impacto em citações ao longo da carreira, estão os professores Raul Narciso Guedes, Carlos Ernesto Schaefer, Adriano Nunes Nesi e José Eduardo Serrão.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, ter 15 pesquisadores da UFV no levantamento da Stanford é mais uma demonstração da qualidade e do potencial das pesquisas desenvolvidas na Universidade, que contribuem cada vez mais para o avanço de estudos em diversas áreas do conhecimento.

Sobre as métricas utilizadas

O banco de dados Scopus da Elsevier fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado por coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto (c-score), que se concentra no impacto; ou seja, nas citações aos autores e não na produtividade vinculada ao número de publicações. Também incorpora informações sobre coautoria e posições de autor: se é único, principal ou último, por exemplo. Uma característica importante do levantamento da Stanford é que foram consideradas nas métricas a citação do trabalho por outros pesquisadores e não apenas pelo próprio autor.