Todos os campi

UFV participa de pesquisa sobre desordens emocionais pós-pandemia de covid-19

26/10/2022

As universidades federais de Viçosa (UFV), Minas Gerais (UFMG), Ouro Preto (Ufop) e Alfenas (Unifal-MG) estão envolvidas em uma pesquisa que irá avaliar a prevalência e a intensidade de desordens emocionais de estudantes de graduação no contexto pós-pandemia de covid-19. Trata-se de um projeto de pesquisa multicêntrico, intitulado Efeitos da acupuntura auricular com laser e com agulhas no tratamento de desordens emocionais em estudantes universitários: ensaio clínico randomizado, que visa contribuir com evidências científicas sobre o impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental de estudantes. O objetivo é formular estratégias de prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde e da qualidade de vida dos acadêmicos.

A coordenação do estudo é das professoras Caroline de Castro Moura, do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, e Tânia Couto Machado Chianca, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Etapas do estudo

A pesquisa será desenvolvida em duas etapas. Na primeira, haverá um estudo transversal, no qual o estudante poderá preencher o formulário on-line. Por meio dele, será possível mapear os níveis de ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós-traumático dos participantes.

Na segunda etapa, será feito um ensaio clínico com os estudantes universitários, identificados na etapa anterior, com níveis moderados a altos de ansiedade, estresse, depressão e/ou transtorno do estresse pós-traumático no contexto pós-pandemia. O objetivo é comparar os efeitos da acupuntura auricular por meio do laser com os de agulhas. Vale ressaltar que as informações coletadas serão estritamente confidenciais.

___
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.