Todos os campi

tecnoPARQ UFV é um dos 10 finalistas de premiação internacional

14/09/2022

Atualmente, o Parque conta com 84 empresas vinculadas

O Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ UFV – está entre os 10 finalistas do Inspiring Solutions Awards 2022 e poderá ficar entre os seus três vencedores. Trata-se de um programa de premiação para reconhecer a excelência em parques científicos e tecnológicos e outros ambientes de inovação, e dar visibilidade aos melhores projetos e iniciativas de todo o mundo. A premiação é uma iniciativa da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), sediada na Espanha. O tecnoPARQ também foi finalista em 2021.

Este ano, o Parque Tecnológico de Viçosa concorre ao prêmio com o programa Innovation Day, cujo objetivo é realizar encontros para que a Universidade apresente às empresas e demais setores produtivos os seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em áreas temáticas específicas. Por meio do Innovation Day as empresas acessam conhecimentos e tecnologias fora de seus centros de P&D e os pesquisadores têm espaço para compartilhar pesquisas e/ou converter seu conhecimento em modelos de negócios.

O programa já contabiliza 18 encontros de inovação que resultaram na apresentação de 117 projetos para 10 empresas e organizações. Desse total, foram selecionados 36 projetos para negociação de parcerias, totalizando, até agora, mais de R$ 1,2 milhão em investimentos.

Os encontros do Innovation Day são resultado de uma metodologia pioneira, que consiste na definição de um setor estratégico de atuação e na prospecção e seleção de potenciais empresas e organizações desse setor, cujas demandas são repassadas a pesquisadores da UFV. Esses, por sua vez, são identificados por meio de um relatório de correlação entre necessidades e competências, gerado a partir do banco de dados mapeado pelo tecnoPARQ. Após a pré-seleção dos projetos pelas empresas e o fechamento das agendas, inicia-se o Innovation Day, que pode ser presencial ou on-line.

Para a professora Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), ao qual o tecnoPARQ UFV está vinculado, ter um projeto de inovação selecionado entre os 10 melhores apresentados por parques tecnológicos de todo o mundo “é o reconhecimento de que as ações em prol do desenvolvimento tecnológico, econômico e social de Viçosa e região são de relevância para a comunidade acadêmica e a sociedade. Além disso, ratifica o tecnoPARQ como um Soft Landing Hub para startups e empresas de base tecnológica do Brasil e do mundo que desejam alavancar os seus processos de inovação”.

O tecnoPARQ UFV, inaugurado em abril de 2011, foi o primeiro parque tecnológico de Minas Gerais a entrar em operação. Com uma área total de 214 hectares, conta com 174 hectares de preservação ambiental e 40 hectares destinados à urbanização e ocupação por empresas de base tecnológica e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atualmente, tem 84 empresas vinculadas e já apoiou mais de 440 startups.

Mais informações podem ser acessadas na página do tecnoPARQ UFV.

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.