Todos os campi

Programas de pós-graduação da UFV têm excelente desempenho na Avaliação Quadrienal da Capes

12/09/2022

O resultado divulgado é referente à avaliação do período 2017/2020

A UFV teve excelente desempenho na avaliação periódica dos cursos de pós-graduação divulgada nesta segunda-feira (12) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos 45 programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu oferecidos pela Universidade, 17 progrediram na avaliação quadrienal. Desses, três alcançaram pela primeira vez a nota máxima, 7, somando-se aos outros cinco que mantiveram o mesmo conceito. Com isso, quase um terço dos PPGs da UFV são considerados de nível internacional.

O resultado é referente ao período 2017/2020 e estava sendo aguardado ansiosamente pelos programas, uma vez que a Capes modificou o sistema de avaliação e ampliou os requisitos para preenchimento dos relatórios em 2019, exigindo dos programas uma rápida adaptação.

Progrediram para a nota máxima os PPGs em Medicina Veterinária, Microbiologia Agrícola e Ciência da Nutrição. Os programas de Ciência Florestal e Ciência e Tecnologia de Alimentos evoluíram da nota 5 para 6. Outros sete progrediram de 4 para 5 e quatro subiram de 3 para 4 no conceito da Capes. Ressalta-se que, para os PPGs que oferecem apenas mestrado, a nota máxima é 5. Uma boa notícia também para o PPG em Manejo e Conservação de Ecossistemas, no campus de Florestal, e Produção Vegetal, em Rio Paranaíba, que progrediram de 3 para a nota 4. Segundo a Capes, o resultado é preliminar com abertura para recursos. Portanto, ainda há possibilidade de novas progressões.

Desde 2019, com as alterações nos parâmetros de avaliação, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação organizou Grupos de Trabalho para subsidiar os coordenadores dos cursos no preenchimento dos relatórios, uma tarefa fundamental para a avaliação. Segundo o pró-reitor, Raul Narciso Guedes, as comissões coordenadoras souberam se adaptar muito bem às modificações impostas pela Capes, o que foi fundamental para o resultado final. “O bom desempenho em praticamente todos os cursos não tem precedentes na história da UFV desde o início das avaliações. Nosso desafio é manter o que foi conquistado, agora que já estamos no período de consolidação destes novos critérios de avaliação”, disse o pró-reitor.

Ainda segundo Raul Guedes, a Pró-Reitoria está empenhada em colaborar com os programas no processo de internacionalização e no acompanhamento dos egressos, itens que fazem parte das novas exigências da Capes. “Se antes o foco era na produtividade dos orientadores, agora o sucesso profissional e a produção científica dos pesquisadores formados pelas instituições ganham uma enorme relevância e vamos encontrar formas de fazer este acompanhamento, assim como incentivar ainda mais a participação de alunos e professores em redes internacionais de pesquisa”, afirmou o pró-reitor.  A Pró-Reitoria também vai atuar na orientação para melhoria dos programas que ainda podem progredir na próxima avaliação.

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.