Todos os campi

Equipe da UFV participa da maior competição de engenharia de sistemas biológicos do mundo

30/08/2022

Estudantes e pesquisadores da UFV estão participando da maior competição de engenharia de sistemas biológicos do mundo - a International Genetically Engineered Machine (iGEM Global). Desde janeiro, o time iGEM UFMG-UFV está trabalhando num projeto que propõe a utilização de probióticos no tratamento de geohelmintíases, doenças intestinais causadas por parasitas que afetam 36% dos brasileiros e 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo.

O projeto consiste na utilização de um probiótico biofarmacêutico, geneticamente modificado por ferramentas de biologia sintética, capaz de colonizar o intestino e eliminar ovos e parasitas adultos. O grupo acredita que, assim, será possível combinar os benefícios nutricionais do probiótico com o tratamento da verminose. O projeto deverá ser apresentado no evento Grand Jamborre, previsto para acontecer em outubro, na cidade de Paris (França), onde ocorrerá o encerramento da competição.

Promovida há 19 anos pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), a iGEM Global recebe estudantes - do ensino médio à pós-graduação - com o objetivo de fomentar a criação de tecnologias inovadoras. As equipes são incentivadas a desenvolver projetos disruptivos para solucionar problemas locais. Este ano, 361 times de 77 países se inscreveram na competição. O Brasil participa com três times.

O iGEM UFMG-UFV está instalado no Laboratório de Biotecnologia Molecular, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) da UFV e no Biohackerspace IdeaReal, na UFMG. Na UFV, o time conta com a participação dos estudantes Arthur Wakim (Bioquímica), Livia Galinari (Bioquímica), Luiza Possa (doutoranda em Bioquímica Aplicada), Pedro Rocha (Bioquímica) e Sávio Mendes (Bioquímica), sob orientação do professor Tiago Mendes (DBB). Ao todo, são 19 membros ativos e oito mentores da UFV, UFMG e das universidades federais de Ouro Preto (Ufop), São João del-Rei (UFSJ) e ABC (UFABC) com atuação em diferentes áreas do conhecimento, como Bioquímica, Farmácia, Biomedicina, Bioinformática, Medicina, Design e Ciências da Computação.

Conheça o projeto e o apoie no Instagram do iGEM UFMG-UFV.

______

As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.