Institucional

Todos os campi

Reitor é agraciado com Comenda Arthur Bernardes

07/08/2022

Nascido no Espírito Santo, o reitor sente-se viçosense de coração

O reitor Demetrius David da Silva foi um dos homenageados com a Comenda Arthur Bernardes este ano. A honraria é oferecida anualmente pela Casa do Empresário, em parceria com a Câmara Municipal de Viçosa e Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), em memória do ex-presidente do Brasil e fundador da UFV. Criada em 1983, a comenda homenageia, desde então, personalidades que se destacam no cenário nacional ou prestam serviços relevantes à comunidade viçosense.

A cerimônia de entrega da comenda aconteceu na manhã do último sábado (6), na Casa Arthur Bernardes, e faz parte da semana de comemorações do aniversário do ex-presidente, no dia 8 de agosto. Os novos comendadores são definidos pela diretoria e pelo conselho diretor da Casa do Empresário, com apoio das instituições participantes. A indicação dos nomes é realizada pela comunidade empresarial.

Participaram do evento autoridades de Viçosa, como o prefeito Raimundo Nonato Cardoso e representantes da Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros e entidades organizadoras, além dos convidados e amigos dos homenageados. A sessão solene foi presidida pelo vice-presidente da Casa do Empresário, Frankilin Abreu. Além do reitor Demetrius, foram contemplados, este ano, o professor Murilo Zerbini, do Departamento de Fitopatologia da UFV, e a secretária municipal de Assistência Social, Vera Sônia Saraiva. 

Em seu discurso como comendador, o reitor da UFV, emocionado, lembrou que, embora nascido no Espírito Santo, sente-se viçosense de coração por estar na cidade desde 1983, quando ingressou na graduação em Agronomia, e por ter recebido o título de cidadão honorário da Câmara Municipal de Viçosa, em 2018. “É uma honra receber a comenda que leva o nome do fundador da UFV. Represento aqui o mérito coletivo de todos os membros da comunidade universitária que contribuíram para que a Universidade tenha a grandeza que conquistou nestes 96 anos de existência”, disse o reitor.

Demetrius também ressaltou o papel da UFV no enfrentamento à pandemia da covid-19 que ajudou a cidade a evitar mortes e reduzir o número de casos da doença: “Fomos construindo soluções com base na melhor ciência, como tinha que ser, e, assim, pudemos contribuir ainda mais com a cidade, o que nos deixa muito felizes". Para o reitor, a honraria recebida reforça ainda mais o comprometimento da atual gestão em aproximar a Universidade da cidade. “Nossa cidade tem o diferencial de ter uma universidade pública, gratuita e inclusiva, afetando muito positivamente o município, e essa relação deve ser motivo de orgulho e compromisso de todos", concluiu o reitor.

O professor Murilo Zerbini, que está fora do país, foi homenageado em nome dos pesquisadores da UFV que contribuíram com a realização de testes para detecção da covid-19 em Viçosa e região, evitando assim a proliferação do vírus. Ele foi representado, na cerimônia, pelo professor Acelino Couto Alfenas.  

As fotos da sessão solene de entrega da comenda Arthur Bernardes podem ser conferidas neste link.

Divulgação Institucional

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.

O prefeito de Viçosa entregou a comenda ao reitor da UFV