Todos os campi

UFV assina convênio com Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

02/08/2022

O evento reuniu dirigentes de instituições de pesquisas para recuperação de áreas degradadas

O reitor Demetrius David da Silva está em Manaus visitando o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A viagem tem como objetivo a assinatura de um convênio de cooperação entre o Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Vegetal do Inpa e a Unidade de Crescimento de Plantas (UCP), do Departamento de Biologia Vegetal da UFV.  A intenção é também estreitar a parceria científica entre as duas instituições de ensino e pesquisa.

O convênio, assinado nesta terça-feira (2), dará início ao projeto de pesquisa Aplicações da nanobiotecnologia para recuperar áreas degradadas na Amazônia: uma experiência florestal de pesquisa, ensino e extensão (P&D). Financiado pela empresa Shell, o projeto prevê a organização de uma rede de pesquisa composta por 12 Instituições de Ensino Superior (IES) do Norte do Brasil. Os recursos serão administrados pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).

Durante a visita ao Inpa, o reitor apresentou diversas linhas de pesquisas realizadas na UFV que envolvem a região Amazônica, destacando a importância da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável. “A transição para a bioeconomia vai exigir um ecossistema de inovação capaz de rapidamente prototipar e escalonar inovações que combinem tecnologias digitais, biológicas e materiais amazônicos como recursos naturais renováveis, ativos biomiméticos, serviços e materiais biodiversos disponíveis localmente”, disse Demetrius.

O reitor reiterou ainda que o desenvolvimento desse ecossistema de inovação dificilmente será conduzido apenas pelas instituições amazônicas, que formam somente 2% dos doutores brasileiros. “Embora o desenvolvimento de uma capacitação local seja imprescindível, ele só será atingido, a curto e médio prazos, com o apoio de outras instituições de ensino e pesquisa e a UFV está preparada para fazer parte disso”, afirmou.

Fotos: Ascom Inpa

_____
As divulgações institucionais estão restritas, conforme a legislação eleitoral determina, até que o Tribunal Superior Eleitoral oficialize o término das eleições de 2022.

O reitor também apresentou diversas possibilidades de parcerias entre a UFV e o Inpa