Institucional
Campus Viçosa
27/06/2022
Barragem da Usina da Casquinha
Com os objetivos de revitalizar a Usina da Casquinha e viabilizar a retomada do seu funcionamento para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, a UFV assinou o termo de concessão da área para a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). A cerimônia aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), no Salão Nobre, do campus Viçosa, e contou com a participação do reitor da UFV, Demetrius David da Silva, e do diretor-presidente da Funarbe, Rodrigo Gava.
Localizada na zona rural do município de Canaã (MG), a Usina da Casquinha entrou em inatividade há 15 anos e, a partir da assinatura do termo de concessão, a área com aproximadamente 15 mil metros quadrados será totalmente revitalizada e ficará sob responsabilidade da Funarbe, que fará um investimento inicial de cerca de R$ 5 milhões, visando suprir a demanda de energia elétrica da Fundação, possibilitando ainda a cessão do recurso energético excedente à Universidade.
O reitor da UFV celebrou muito o “momento histórico e simbólico” representado pela assinatura do termo de concessão, “resultante de um longo processo que envolveu uma grande equipe técnica composta por profissionais da Universidade e da Funarbe, que mais uma vez desempenhou um papel fantástico”. Ele afirmou que não tem dúvidas de que as ações possibilitarão a geração de um novo modelo de usina hidrelétrica escola para região, que poderá ser utilizada para atividades práticas de diversos cursos de graduação da Universidade, além de programas de pós-graduação. Demetrius lembrou ainda que essa é mais uma das ações dentro das medidas para a eficiência energética da UFV, como o Parque de Geração Fotovoltaica.
O diretor-presidente da Funarbe destacou que, assim como as novas instalações no Supermercado e Laticínio Escola contam com laboratórios e salas próprias para o desenvolvimento de atividades acadêmicas práticas da UFV, a Usina da Casquinha será mais um exemplo de parceria importante para que a Universidade exerça o seu papel fundamental de oferecer um ensino de qualidade para seus estudantes.
Participaram também da cerimônia e ressaltaram a importância social e econômica da concessão a vice-reitora, Rejane Nascentes; o prefeito de Canaã, José Ivanir Miranda Duarte; o pró-reitor de Administração, Taciano Oliveira da Silva; a diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Danielle Dias Sant’Anna Martins, e o chefe do Departamento de Energia Elétrica, Mauro Prates, além de representantes da administração da UFV e da Funarbe.
Divulgação Institucional
Fotos: Reinaldo Pacheco
Assinatura do termo de concessão
Da esq. à dir., vice-reitora, reitor, prefeito de Canaã e presidente da Funarbe
Cerimônia da assinatura do termo de concessão
Institucional
IPC-Viçosa de março supera índice nacional de inflação
09/04/2025
Institucional
Divulgada portaria com calendário para escolha do diretor-geral do campus Florestal
09/04/2025
Institucional
Documentário sobre mulheres agricultoras produzido em parceria com a UFV é lançado na França
09/04/2025
Falecimento
Cleomar Marin dos Santos (1994 - 2025)
09/04/2025
IPC-Viçosa de março supera índice nacional de inflação
09/04/2025
Divulgada portaria com calendário para escolha do diretor-geral do campus Florestal
09/04/2025
Documentário sobre mulheres agricultoras produzido em parceria com a UFV é lançado na França
09/04/2025
UFV discute parcerias com Sistema Faemg Senar para 95ª Semana do Fazendeiro
08/04/2025
DXT inaugura Salão de Convenções e realiza I Seminário de Extensão no campus Florestal
08/04/2025