Universidade recupera 35 hectares de mata nativa no entorno do Centev

31/05/2022

São 40 mil mudas de árvores nativas integrando fragmentos de vegetação

Uma parceria da UFV com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está permitindo a reconstituição de 35 hectares de florestas em área do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), que pertence à Universidade. O projeto prevê o plantio de quase 40 mil mudas de 34 espécies de árvores nativas, criando corredores entre fragmentos de vegetação que já existem na região. Além de melhorar o microclima, a oferta de água e promover a recuperação de solos degradados por pastagens, o local tem potencial para ser área de lazer e contemplação e um laboratório vivo para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O projeto e os trabalhos de plantios e monitoramento do crescimento das árvores estão sendo executados por uma empresa florestal contratada pela Cemig, desde outubro de 2021. O diretor de Meio Ambiente da UFV, Ulisses Comini, explica que a parceria com a Companhia deve-se às medidas compensatórias que a empresa é obrigada a fazer por danos ambientais em várias áreas onde atua. Por isso, a UFV ofereceu à Cemig a área do entorno do Centev, que foi doada pela União para a realização do Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq) – uma das unidades do Centro.

A primeira etapa termina nos próximos dias e está sendo acompanhada pela Diretoria de Meio Ambiente (DAM) da UFV e pela Gerência de Projetos e Manutenção do Centev. O objetivo é recuperar as áreas de proteção permanentes (APP) ao longo do trecho do Rio Turvo e áreas íngremes já degradadas.

Ainda segundo Ulisses Comini, no passado, a Universidade já havia investido na recuperação ambiental de uma parte da área, mas um grande incêndio, em 2013, fez com que todo o trabalho fosse perdido. Agora, caberá à empresa contratada monitorar periodicamente a revegetação, evitando formigas e incêndios. Todo o trabalho, do projeto ao monitoramento, está sendo acompanhado também pelo Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

De acordo com a diretora executiva do Centev, Adriana Faria, esse projeto está sendo estratégico para o cumprimento dos objetivos do Parque Tecnológico em relação ao desenvolvimento sustentável, bem como ao seu processo de licenciamento ambiental. O Tecnoparq tem por missão promover a criação e o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica, gerando emprego e renda de qualidade para Viçosa e região.

Fotos: Daniel Sotto Maior