Curso de Direito comemora 30 anos em cerimônia

17/05/2022

Da esq. à dir., Yacyr, Débora, Rejane, Odemir, Edson e Rander

Em comemoração aos 30 anos do curso de Direito, foi realizada, na noite desta segunda-feira (16), uma cerimônia no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino. O evento reuniu professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e representantes da comunidade que ajudaram a construir a trajetória bem-sucedida do curso.

Como lembrado pelo professor do Departamento de Direito (DPD) e coordenador do evento, Edson Ferreira de Carvalho, a etimologia da palavra "comemorar" significa “trazer à memória juntos” e era esse o principal objetivo da noite: comemorar os 30 anos alcançados, reconhecendo, ao mesmo tempo, “o mérito das atuações relevantes de todos que contribuíram para a consolidação do curso”. Dentre os personagens fundamentais para essa história, ele destacou quatro: Arthur da Silva Bernardes, ex-presidente e idealizador da UFV; Peter Henry Rolfs, professor e responsável por planejar e dirigir a fundação da instituição; Antônio Fagundes de Sousa, ex-reitor que geriu a Universidade durante a criação do curso de Direito, e Valéria Braga, professora que coordenou a inauguração do curso. “Herdamos todo esse legado e é com ele que construiremos o nosso futuro”, ressaltou.

Os representantes dos estudantes e ex-professores do Curso de Direito, Rander Luiz da Silva e Yacyr Aguilar, respectivamente, falaram de como os receios que tinham quando ingressaram na UFV foram superados com o acolhimento que receberam no curso de Direito e na Universidade. Eles destacaram ainda a gratidão e a honra em fazer parte dessa história de 30 anos.

A chefe do Departamento de Direito, Débora Fernandes Madeira, agradeceu a todos que auxiliaram na organização da cerimônia e a “construir juntos o ensino de qualidade” durante esse trigésimo aniversário. Seu agradecimento também foi estendido para toda a comunidade, especialmente aos ex-alunos, que obtiveram destaque dentro da carreira jurídica e estavam presentes no evento, como advogados, magistrados, promotores, defensores públicos, procuradores e professores.

O protagonismo do curso de Direito foi ressaltado pelo diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Odemir Vieira Baêta, que fez um retrospecto da história da UFV e as principais conquistas até a fundação do DPD. O sucesso do curso, alcançado pelo desempenho dos seus estudantes nas edições dos exames Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi lembrado pela vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes. Ela frisou a conquista do selo “OAB Recomenda” e de todas as “cinco estrelas” já obtidas em avaliações da Editora Abril, além do alto grau de empregabilidade dos seus quase 1.500 egressos. “Sem os estudantes, que são a nossa motivação, e o trabalho de todos os professores e técnico-administrativos, o curso não teria essa qualidade”, afirmou.

Durante a cerimônia, foram homenageados com diplomas de honra ao mérito os que contribuíram, significativamente, para a consolidação do curso, como professores, ex-professores e técnicos. Houve ainda o lançamento oficial do livro Curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa: 30 anos de fecunda existência, organizado pelos professores do DPD Edson Ferreira de Carvalho, Fernando Laércio Alves da Silva, Luciene Rinaldi Colli e Regel Antônio Ferrazza.

Todas as fotos da cerimônia podem ser conferidas em: tinyurl.com/mvcjuck7.

Fotos: Daniel Sotto Maior

Evento aconteceu no auditório Acadêmico-cultural Fernando Sabino

Professores e ex-professores do curso