Todos os campi

Universidade sedia primeiro simpósio brasileiro do Programa de Pesquisa e Inovação Agrícola na África

26/04/2022

A reunião de recepção aconteceu no Salão Nobre

Nos próximos dias 28 e 29, o campus Viçosa sediará o primeiro Simpósio Brasileiro do Programa Bolsa de Pesquisa e Inovação Agrícola para a África (Arifa). Este programa é uma iniciativa tripartite que envolve o Fórum de Pesquisa Agrícola na África (Fara), o Fundo Fiduciário de Educação Terciária (Tetfund), financiador do ensino superior da Nigéria, e a UFV. O evento reunirá representantes dos três parceiros, que atuam conjuntamente num convênio de cooperação para o desenvolvimento da agricultura na África, e estudantes participantes do Arifa.

Alguns convidados do Simpósio já chegaram à Universidade e foram recepcionados pelo reitor Demetrius David da Silva num breve encontro realizado, na manhã desta terça-feira (26), no Salão Nobre do campus. Outros estão sendo esperados para esta quarta (27), dentre eles o embaixador da Nigéria no Brasil, Muhammad Makarfi Ahmad.

Até a realização do evento, os convidados farão visitas a órgãos e setores da Universidade, ciceroneados pelo diretor de Relações Internacionais da UFV, professor Vladimir Di Iorio, e pelo assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Murilo Zerbini. Eles são os representantes oficiais da UFV no comitê gestor constituído para gerenciar a cooperação com o Fara e o Tetfund. Em fevereiro, estiveram na Nigéria para o primeiro workshop realizado pelo Arifa.

No encontro no campus Viçosa, os professores Vladimir e Murilo, bem como o reitor Demetrius, deram as boas-vindas aos convidados e se disseram felizes com a visita e com o fato de a UFV organizar o primeiro simpósio do programa no Brasil. “É uma honra”, disse o reitor. No papel que cabe à UFV de capacitar os participantes do Arifa em programas de mestrado em ciências agrárias, o professor Demetrius reafirmou o compromisso da Universidade de oferecer treinamento de alto nível.

Ele comentou sobre o orgulho de a UFV ser pioneira do Arifa no Brasil e de ter conseguido que outras universidades se juntassem ao programa de capacitação. Atualmente, em atividades presenciais, são 35 estudantes nigerianos em cinco instituições (UFV, UFG, Unesp, Ufla e Ufop). Desde o final de 2020, a UFV já admitiu 68 estudantes que, em função da pandemia, cursaram disciplinas de forma remota. Contudo, com as condições epidemiológicas mais favoráveis, eles já estão começando a chegar. Há 12 nigerianos em programas de mestrado da UFV, a maioria professores de universidades.

O diretor-executivo do Fara, Yemi Akinbamijo, e o secretário-executivo do Tetfund, Sony Echono, também manifestaram satisfação pela parceria com a UFV, a qual consideram de extrema importância para o avanço da agricultura na Nigéria, país mais populoso da África. Sony lembrou o foco principal do convênio que é a inovação tecnológica para o aumento da produção agrícola e, em função do histórico e experiência da UFV, suas expectativas são as melhores possíveis. É dentro deste objetivo de inovação, inclusive, que foi traçado o roteiro de visitas da delegação vinda da Nigéria, composta também por reitores de universidades daquele país. Nesta quinta e sexta-feira, todos estarão juntos no auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino para um evento fechado aos participantes do convênio, mas que terá transmissão pelo YouTube. Haverá apresentações de experiências, trabalhos e plataformas de inovação.

Abaixo, alguns registros do evento de recepção.

Fotos: Daniel Sotto Maior