Todos os campi

Universidade avisa sobre e-mails falsos

20/01/2022

A UFV novamente alerta a comunidade universitária para o recebimento de e-mails falsos. Mensagens supostamente remetidas por professores ou professores aposentados, solicitando indicações de nomes para prestações de serviços temporários, por exemplo, continuam circulando e são fraudulentas. Essas mensagens, portanto, devem ser desconsideradas.

Outros e-mails deste tipo já circularam em várias instituições de ensino superior e correspondem a tentativas de golpes. Eles contêm diferentes técnicas aplicadas por cibercriminosos, que tentam se passar por pessoas ou empresas conhecidas, para roubar dados pessoais, senhas, dados bancários, números de cartões de crédito ou instalar um malware (software malicioso) no dispositivo das vítimas, entre outros.

A UFV sempre orienta que a comunidade universitária fique atenta a textos com atrativos, ofertas, promessas ou cobranças e verifiquem a veracidade dos e-mails que solicitam dados pessoais.

A Universidade também reforça que o uso do e-mail institucional (@ufv.br) é obrigatório e apenas para questões relacionadas à instituição. Mensagens da UFV têm remetente e destinatário institucional (@ufv.br) ou são divulgadas nos meios de comunicação oficiais, como o portal e o UFV em Rede. Por isso, é importante acompanhar e consultar os meios de comunicação oficiais.

Mais uma vez, o chefe da Divisão de Apoio ao Usuário de Tecnologia da Informação, Flávio Maia, destaca que a rede e os sistemas da Universidade oferecem um “altíssimo nível de segurança” aos usuários. “Porém, o número de golpes utilizando engenharia social tem crescido cada vez mais e, em alguns deles, apenas o próprio usuário pode se defender”.

Para esclarecer dúvidas, a Diretoria de Tecnologia da Informação disponibiliza o número do seu Whatsapp institucional: (31) 3612-1147.