Todos os campi

Projeto de extensão une livros e músicas para incentivar a leitura

04/02/2022

Gravação do programa na Rádio Universitária em 2019

Incentivar a leitura e o aprendizado sobre literatura por meio da relação entre um livro e uma música: esse é o propósito do projeto de extensão Livros e Canções! A iniciativa, vinculada ao Departamento de Letras (DLA), apresenta programas na Rádio Universitária FM 100.7, mesclando a leitura de obras escritas, a reprodução de músicas correlacionadas e os comentários dos apresentadores.

O  Programa Livros e Canções teve início em 2019, a partir do Grupo de Pesquisa Literatura e Mídia, que reúne projetos de pesquisa, ensino e extensão sobre as associações entre obras literárias e os meios de comunicação. A execução conta com alunos e professores voluntários do curso de Letras, além do apoio dos funcionários da Rádio Universitária. Segundo Joelma Siqueira, professora do DLA e coordenadora do projeto, são vários os benefícios alcançados com a ação: “Estimular as diferentes práticas de leitura, levar a literatura, poesia e teatro para a rádio e contribuir para a formação dos alunos vinculados, que são incentivados a trabalhar com a literatura de modo criativo, e não apenas pensando em prova. Trabalhamos a literatura inserida na sociedade”.

A escolha das obras que serão apresentadas nem sempre leva em consideração a ligação direta entre elas. Joelma ressalta que essas conexões podem, inclusive, ser feitas pelos próprios leitores: “Às vezes, essa relação é explícita. O próprio texto literário já estabelece um diálogo com a canção, ou vice-versa. Às vezes, surgiu como poema e foi musicado ou já foi diretamente conhecido pelo público como canção, sendo que, na verdade, ele foi publicado primeiramente como poema."

O projeto foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária (Pibex) nos anos de 2019 e 2020, o que possibilitou a inclusão de bolsistas com especialidade técnica na área para auxiliar os voluntários. Para Joelma, o aprendizado não é apenas dos leitores, mas também de quem está por trás dos microfones: "É muito interessante, porque, na licenciatura em Letras, nós preparamos os alunos para serem professores, mas a gente nunca pensa em performance e voz. Esse trabalho foi muito importante para isso também: trabalharmos melhor a dicção, a leitura do poema em voz alta”.

Antes da pandemia de covid-19, a equipe responsável pelo Projeto se reunia presencialmente na Rádio para discutir os roteiros, indicar melhorias no texto e gravar as vozes. Já a partir de 2020, com as restrições necessárias, os programas passaram a ser feitos em casa, com a participação apenas de Joelma e de uma bolsista. A expectativa para este ano é que o Livros e Canções tenha sua quarta temporada. Apesar das dificuldades técnicas, Joelma espera que as novas edições sejam ainda mais profissionais, já que os retornos dados pelos ouvintes "são sempre muito positivos".

Todas as edições do programa podem ser conferidas neste link. Dúvidas sobre o Projeto podem ser esclarecidas pelo Facebook.

Felipe Azevedo - estagiário

Foto: Victor Augusto da Costa