Todos os campi

Núcleo de Microscopia e Microanálise integra projeto internacional que fortalece rede de bioimagem e ações de divulgação científica

03/12/2021

O NMM está vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

A Rede Mineira de Microscopia e Microanálise (RMic), da qual a UFV participa por meio do Núcleo de Microscopia e Microanálise (NMM), centro multiusuário de microscopia, receberá, nos próximos três anos, um financiamento de US$ 300 mil da organização Chan-Zuckerberg Initiative-Expanding Global Access to Bioimaging. O financiamento é decorrente da aprovação de um projeto, que tem fundamentalmente dois objetivos.

O primeiro deles é constituir a Rede de Bioimagem para o Avanço da Pesquisa Biomédica (BioIMG Net). Ela irá apoiar a pesquisa biomédica com o fortalecimento da colaboração entre os laboratórios de microscopia de Minas Gerais e, posteriormente, a expansão desse esforço para outras regiões do Brasil e da América Latina. O segundo objetivo é contribuir com a disseminação do conhecimento para a sociedade, mediante ações de divulgação científica e interação com escolas de ensino médio.

De acordo com o professor José Eduardo Serrão, coordenador do NMM, o projeto aprovado trará benefícios para todos os usuários do Núcleo da UFV. Isso porque os recursos serão utilizados em treinamento de pesquisadores, corpo técnico e estudantes na operação de microscópios, preparação de amostras e implantação de novas técnicas. Também serão realizados workshops internacionais em temas de ponta em microscopia. Todas as ações serão previamente informadas às comunidades dos três campi.

O Núcleo de Microscopia e Microanálise da UFV está vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB). Sua criação, em 2004, resultou de um projeto de desenvolvimento de estratégias de agregação tecnológica voltadas ao uso compartilhado de equipamentos sofisticados, para permitir melhor gestão e implantação de projetos de natureza interdisciplinar.

Em 17 anos de história, o NMM já apoiou cerca de 700 pesquisas, que resultaram em mais de 360 artigos, 240 apresentações em eventos, 16 premiações, 160 dissertações e 120 teses em pós-graduações de nível nacional e internacional. Atualmente, ele dispõe de um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), dois Microscópios Eletrônicos de Transmissão, um Microscópio Confocal de Varredura a Laser, um Microscópio de Força Atômica Agilent 6000ILM acoplado a um Microscópio de Fluorescência Invertido Zeiss AxioObsever D1, um Citômetro de Fluxo BD FACSVerse e um Microtomógrafo SKYSCKAN 1174v2.

O Microscópio Eletrônico de Transmissão Zeiss Libra 120 é um dos equipamentos do NMM