Todos os campi

Nota sobre política de preços dos restaurantes universitários

26/11/2021

A administração superior da UFV apresentou, nesta sexta-feira (26), uma proposta para a política de preços dos seus restaurantes universitários (RUs). O novo cenário, anunciado em reunião do Conselho Universitário (Consu), prevê a criação de três faixas de subsídio: a faixa 1, com 100% do valor subsidiado; a faixa 2, com 75%, e a faixa 3, com 40%.

Nas faixas 1 e 2, seriam contemplados os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, nos moldes estabelecidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Na faixa 3, estariam os demais estudantes dos ensinos técnico, médio e de graduação. Já para os alunos da pós-graduação em vulnerabilidade socioeconômica comprovada, sem vínculo e sem bolsa, seriam oferecidas até 180 bolsas de subsídio integral.

Com essa política, a Universidade ampliaria o número de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica atendidos. Os atuais 2.068 estudantes beneficiados com subsídio integral passariam para 2.249 e a UFV atenderia mais 2.221 na faixa 2, totalizando 4.470 estudantes. Também seria possível ampliar em 33%, comparado a 2019, o valor utilizado para pagamentos de auxílios, manutenção das moradias estudantis, dentre outras ações direcionadas à assistência estudantil. Para que isso seja possível, além dos R$ 15.117.987,00 do Pnaes previstos para a UFV em 2022, seriam aportados R$ 2.151.789,00 de receitas próprias da instituição.

A proposta da administração superior será objeto de deliberação pelo Consu, em segunda sessão da reunião, na próxima segunda-feira (29).