Institucional

Todos os campi

UFV realiza sua quarta solenidade de formatura durante a pandemia

19/11/2021

A cerimônia foi transmitida do Espaço Cultural Fernando Sabino

Na quarta cerimônia virtual de colação de grau da UFV, o público mais uma vez se fez presente pelo chat do canal do YouTube, por onde foi transmitida a cerimônia solene. Mais de 11 mil amigos e familiares dos formandos assistiram à solenidade enviando mensagens e milhares de emojis aos 457 formandos da turma de julho de 2021. Colaram grau na última sexta-feira (19), 382 formandos do campus Viçosa, 48, de Rio Paranaíba e 27, de Florestal. Mas, ainda este ano, haverá outra colação para os formandos que precisaram realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A cerimônia foi transmitida do Espaço Cultural Fernando Sabino com a presença do reitor, Demetrius David da Silva; da vice-reitora, Rejane Nascentes e da secretária de Órgãos Colegiados substituta, Tatiana Miranda Costa. Virtualmente estavam os pró-reitores, diretores dos Centros de Ciências e dos campi de Rio Paranaíba e Florestal, além dos membros dos Conselhos Universitário (Consu) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e os coordenadores dos cursos de graduação.

De casa, os formandos ouviram a formanda Milena Almeida dar o tom da solenidade na canção de Lulu Santos: “eu vejo um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera”. O tempo que escorre pelas mãos também foi a tônica do discurso da oradora Déborah de Fátima Martins, do curso de Comunicação Social-Jornalismo. Ela lembrou das aulas e festas que geraram tantos novos amigos, durante o período em que as atividades acadêmicas eram presenciais, e lamentou a formatura sem a presença dos colegas, por causa da pandemia. “Estamos de partida e estamos longe. Não tem festa, não tem baile, mas tem um amor imenso por essa Universidade que nos moldou, que nos ensinou e nos fez grandes. Saímos hoje com uma gratidão ainda maior por essa cidade, por esses campi e por todos os professores e técnicos. Saímos sem poder dar um abraço em cada um, mas com a certeza de que levaremos em nossos corações cada minuto vivido aqui”, finalizou a formanda.

Por sua vez, o reitor Demetrius David da Silva lembrou que durante os dois últimos anos, a UFV precisou se reinventar para fazer o máximo que pôde para minimizar os problemas causados pela pandemia, tanto para a comunidade universitária como para as comunidades que abrigam os seus campi. “Procuramos dar a vocês bons exemplos de resistência, adaptação e da importância de um aprendizado contínuo em todos os momentos da vida. Para nós, este aprendizado será fundamental para que a Universidade possa enfrentar os desafios que se avizinham”, disse o reitor ao comentar os cortes de verbas que ameaçam a continuidade da excelência da UFV.  Ele também exortou os novos profissionais a defenderem a Universidade, o ensino superior público, inclusivo e de qualidade. Aos pais, amigos e familiares dos formandos o reitor disse: “Juntem-se a nós e nos ajudem a defender a Universidade para que outros tenham o mesmo direito de estudar”. O reitor também pediu a todos que pautem suas trajetórias pelo respeito à ciência e à educação para que o Brasil encontre seu pleno desenvolvimento com responsabilidade social. “Que vocês sejam o exemplo de tudo o que a UFV tem de melhor”, concluiu.

Durante a cerimônia, o juramento de compromisso profissional foi realizado pelo formando do curso de Administração Alexandre Rodrigues Vieira. Os pais foram representados por Luiz Carlos de Carvalho Silva. Também houve a tradicional entrega das medalhas de ouro e prata “Presidente Bernardes” aos alunos que se destacaram em seus cursos de graduação.

Ao encerrar a solenidade, o reitor lembrou que os formandos já podem acessar seus certificados de conclusão dos cursos no site da Universidade e desejou sucesso aos novos profissionais.

Divulgação Institucional