CAp-Coluni inicia retomada gradual das atividades presenciais com ensino híbrido

20/10/2021

A partir de 25 de outubro, o CAp-Coluni começará a transição do ensino remoto para o híbrido com alunos, cujas famílias se manifestaram favoráveis a essa possibilidade em uma pesquisa realizada pela direção do Colégio. A retomada, que vinha sendo estudada por seu colegiado há algum tempo, foi apreciada pelo Comitê Pós-Pandemia e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na segunda-feira (18). Com a decisão, a UFV dá os primeiros passos para a retomada gradual de suas atividades acadêmicas presenciais. Para a graduação, o Cepe também aprovou o ensino híbrido para o calendário 2021/2.

O diretor do CAp-Coluni, Isnard Domingos Ferraz, explica que a decisão se deve a diferentes aspectos, especialmente ao contexto epidemiológico mais favorável em Viçosa e microrregião, bem como em Minas Gerais, e também à evolução da imunização. Este contexto possibilitou à equipe intensificar suas discussões sobre questões pedagógicas, operacionais, de infraestrutura e de biossegurança para avaliar as condições de um retorno seguro, sempre em diálogo permanente com a administração superior da UFV.

Todas as ações previstas, segundo o professor Isnard, estão pautadas no sentido de harmonizar o direito à educação com a defesa da vida. As atividades síncronas, que acontecerão concomitantemente com as assíncronas, por enquanto serão realizadas no Pavilhão de Aulas II (PVB), por questões relacionadas à biossegurança e também à infraestrutura. As aulas seguirão a mesma programação prevista para o ano letivo de 2021, que já está em curso no contexto remoto. A proposta é que a transição ocorra sem mudança abrupta para os estudantes.

O professor Isnard reconhece o desafio que o CAp-Coluni enfrentará no oferecimento de aulas presenciais num contexto de pandemia, mas está confiante nos avanços. Ele lembra que as ações se darão em conformidade com o Plano de Contingência da UFV frente à pandemia, com o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica (Ministério da Educação) e com o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Todas as orientações serão repassadas aos estudantes e seus responsáveis.

Vale destacar que a experiência do ensino híbrido possibilitará que alguns alunos da 1ª série conheçam de perto o campus Viçosa e vivenciem aulas presenciais. Desde que foram aprovados no último exame de seleção do Cap-Coluni, eles frequentaram somente o ensino remoto.