Campus Florestal

Estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Cedaf/UFV conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira

19/10/2021

Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf)/UFV obtiveram sucesso na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Dos 15 estudantes da Cedaf que participaram da competição, nove foram medalhistas, sendo quatro de prata e cinco de bronze. Eles estavam entre os 545 estudantes de 47 instituições participantes. A professora Josiane Rosa Silva de Oliveira, do Instituto de Ciências Agrárias, do campus Florestal, também recebeu uma menção honrosa por orientar o maior número de estudantes na modalidade subsequente.

Conquistaram a medalha de prata no módulo subsequente os estudantes: Conrado Gravito Pereira Cabral Linhares, Valéria Mozzer Lourenço, Bruna Pinto dos Santos e Rodrigo Ferreira dos Santos. Já a medalha de bronze foi obtida, na modalidade concomitante/integrado ao ensino médio, pelos estudantes: João Pedro Carneiro Varotto, Rafael Henrique da Silva, Taynara Carlos de Aguiar, Anna Clara Lopes Cunha, Geovana Elen Silva Damasceno. Todos os medalhistas estão pré-selecionados para participar da fase presencial da Olimpíada, em 2022.

Para a estudante Bruna Pinto dos Santos, ter participado da competição foi "uma experiência incrível e motivadora". Ela disse que já está na expectativa para participar da Obap de forma presencial e conquistar "novas experiências e resultados".

A professora Josiane de Oliveira, que acompanhou os estudantes desde a manifestação de interesse até a realização das provas, destacou que a motivação, a participação e o desempenho deles são inspiração para outros alunos e aumentam a visibilidade e a credibilidade da Cedaf/UFV. Ela afirmou estar "muito feliz, orgulhosa e grata" pelo resultado alcançado. O coordenador do curso Técnico em Agropecuária, professor Denis Medina Guedes, ressaltou que o resultado "demonstra que o curso está no caminho certo e que tem uma comunidade de docentes, técnicos e estudantes de alto nível".

A Obap é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. Seu objetivo é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia.