Institucional
Todos os campi
21/10/2021
Professores do Departamento de Agronomia (DAA) que realizam pesquisas com a macaúba acabam de aprovar um projeto de R$1,672 milhão por meio de edital financiado pelo governo brasileiro (Finep) e a Alemanha. O objetivo da Chamada-Conjunta é apoiar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do Brasil e da Alemanha em projetos de bioeconomia.
As pesquisas dos professores do DAA serão realizadas dentro do projeto AcroAlliance. No Brasil, ele será coordenado pela UFV, com a participação do Instituto Agronômico (IAC) e do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Na Alemanha, a coordenação será da Universidade de Hohenheim (UHOH), com a participação do Instituto Fraunhoufer (IVV). O AcroAlliance é resultado de um longo período de planejamento, que se iniciou na Alemanha, durante o período sabático do professor Sérgio Motoike na Universidade de Hohenheim, em 2019. Nesse período, juntamente com diversos parceiros internacionais, foi criada uma rede internacional de pesquisa em macaúba (Acrocomia Hub), liderada pelo centro de pesquisa da UHOH: Global Food Security and Ecosystems (GFE). O AcroAlliance é o primeiro de muitos resultados que se pretendem alcançar com essa rede internacional.
Macaúba
A UFV é pioneira em pesquisa e desenvolvimento com a cultura da macaúba e reúne pesquisadores com os maiores números de publicações e citações científicas sobre o assunto nos últimos 10 anos. A macaúba é uma palmeira endêmica das Américas, amplamente distribuída no território brasileiro. Trata-se de uma fonte alternativa de óleo e gordura vegetal capaz de produzir de 2,5 a 5 toneladas por hectare/ano. Diversos resíduos da planta também possuem alto valor e potencial de aplicação nas indústrias de alimentos, cosmética, oleoquímica, compostos farmacêuticos e energia. Esta palmeira tem ainda a vantagem de crescer em biomas mais secos, como os do Cerrado, resultando em menores riscos de desmatamento de florestas tropicais. Por esses motivos, a macaúba tem despertado o interesse de cientistas, agrônomos e empresários de todo o mundo.
Com a verba destinada ao projeto AcroAlliance, os pesquisadores pretendem desenvolver material de plantio geneticamente melhorado; definir as melhores práticas agrícolas para o cultivo da macaúba em sistemas integrados de produção; desenvolver tratamento pós-colheita para garantir frações de alta qualidade para aplicações industriais nobres; desenvolver e otimizar processos de obtenção de óleos refinados, proteínas e fibras alimentares dentro de um conceito descentralizado de biorrefinaria; avaliar o potencial de mercado e a viabilidade técnica dos produtos desenvolvidos a partir da macaúba e identificar estratégias e cenários sustentáveis para implementação do conceito de rede de valor.
Integram o projeto os professores Sérgio Yoshimitsu Motoike (coordenador), Leonardo Pimentel, José Antonio Grossi e Sebastián Montoya.
Divulgação Institucional
Institucional
Cine Calçadão exibe gratuitamente documentário Saguis em Perigo nesta quarta-feira
28/09/2026
Extensão
Iniciativa da Universidade lança site e aplicativo para mapear a herpetofauna de Viçosa e região
28/09/2026
Institucional
UFV na Ilha da Trindade: graduanda participa de expedição científica para investigar animais aquáticos invertebrados
28/09/2026
Institucional
Andifes divulga carta à sociedade sobre eleições de 2026
25/09/2026
Cine Calçadão exibe gratuitamente documentário Saguis em Perigo nesta quarta-feira
28/09/2026
UFV na Ilha da Trindade: graduanda participa de expedição científica para investigar animais aquáticos invertebrados
28/09/2026
Andifes divulga carta à sociedade sobre eleições de 2026
25/09/2026
Inscrições para 2ª etapa do Pases terminam nesta sexta-feira
25/09/2026
PPG e NIT alertam sobre prazo da Chamada CNPq/CAPES sobre Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação
25/09/2026