Todos os campi

UFV tem duas pesquisas selecionadas pelo Prêmio Capes de Teses de 2021

03/09/2021

Mais uma vez, a UFV obtém destaque no Prêmio Capes de Tese com a seleção de duas pesquisas desenvolvidas na instituição. Na 16ª edição da premiação, que avaliou trabalhos de conclusão de doutorado, defendidos no Brasil no último ano, duas teses da Universidade estão entre as 49 selecionadas, das 1.376 avaliadas. O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (3) e apenas a UFV e a Universidade Federal de Minas Gerais estão entre as instituições federais de ensino superior com pesquisas premiadas no estado mineiro.

Na UFV, foram premiados trabalhos nas áreas de Ciências Agrárias e de Nutrição, desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada e Ciências da Nutrição, respectivamente. Vale lembrar que ambos Programas já haviam obtido destaque na última edição do Prêmio.

Neste ano, uma das teses premiadas foi a de Bruno Paes Melo, intitulada Transcriptional modulation and characterization of plant-specific transacting, com orientação da professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes e coorientação de Janice Barbosa de Almeida, Maria Fatima Grossi de Sa, Virgilio Adriano Pereira Loriato e Pedro Augusto Braga dos Reis.

Já a outra, defendida por Mariana Grancieri, tem como título Effects of digested total protein, protein fractions, and pure peptides from chia seeds (Salvia hispanica L.) on inflammation, atherosclerosis, and adipogenesis in silico and in vivo, e foi orientada pela professora Hércia Stampini Duarte Martino e coorientada por Neuza Maria Brunoro Costa.

O processo de avaliação para a premiação desses trabalhos teve como principais critérios, a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país, a qualidade, a metodologia, a redação, a estrutura e organização do texto da tese de doutorado, conforme o edital nº 03/2021.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Raul Guedes, ter duas teses reconhecidas de forma consistente, em uma premiação como essa, “é um encorajamento importante para os estudantes e professores da Universidade, além de possibilitar uma visibilidade muito positiva para a instituição." Ele parabenizou ainda os agraciados e registrou a satisfação em presenciar o reconhecimento alcançado pelos pesquisadores.

Premiação

Os autores selecionados receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de até R$3 mil, além de certificado que também será oferecido aos coorientadores e ao Programa de Pós-Graduação no qual a tese foi defendida.

Entre os 49 escolhidos na primeira etapa, três serão agraciados ainda com o Grande Prêmio, um por cada Colégio de Avaliação: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A previsão é que a divulgação dos vencedores aconteça em dezembro de 2021.

O Prêmio Capes de Tese tem a parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e da Dimensions Sciences.