Institucional

Todos os campi

UFV inaugura Laboratório Multiusuário de Metabolismo Animal com a presença da ministra da Agricultura

28/08/2021

A placa de inauguração foi descerrada pela vice-reitora, o reitor, a ministra e o diretor do CCA

“Voltar à UFV talvez tenha sido o melhor dia desses últimos tempos que tenho vivido no Ministério da Agricultura”. Com esta frase, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, sintetizou sua visita à Universidade na última sexta-feira (27). Ela esteve no campus Viçosa para a inauguração do Laboratório Multiusuário de Metabolismo Animal, o Animal House, vinculado ao Departamento de Zootecnia (DZO). Antes, porém, conheceu as instalações do Laticínios Escola, que está comemorando 50 anos e é responsável pela produção do doce de leite mais premiado do Brasil. Visitou também o campus universitário, onde se formou em Agronomia, em 1978. Desde aquele ano nunca mais voltou à UFV, que ficou guardada nas suas memórias e no coração.

Retornar à instituição possibilitou à ministra encontrar uma Universidade muito diferente daquela que deixou há mais de 40 anos. O Animal House é um exemplo do salto estrutural e tecnológico dado pela UFV. Durante a inauguração dessa nova unidade do DZO, o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Mário Luiz Chizzotti, descreveu as diferentes áreas de estudo em metabolismo animal que estarão contempladas no novo espaço. Dentre elas, a de confinamento digital, em que são produzidas pesquisas e inovação na área de zootecnia de precisão, com o monitoramento automatizado do consumo e desempenho dos animais, por intermédio de cochos eletrônicos.

A nova estrutura possibilitará investigações importantes por meio, por exemplo, de um laboratório de coleta de urina e fezes de pequenos e grandes ruminantes para avaliações do aproveitamento de dietas e estabelecimento da eficiência alimentar. Há ainda um centro cirúrgico para procedimentos e preparação de animais de pesquisa, bem como para coleta de tecido para biópsia, em ambiente asséptico.

Na unidade, que contempla muitas outras possibilidades, mais do que trabalhos científicos, atividades de ensino e extensão, o que se produzirá é sustentabilidade, segundo o professor Mário Chizzotti. Este aspecto também foi ressaltado pela chefe do Departamento de Zootecnia, Renata Veroneze. Em seu discurso, ela lembrou que a nova estrutura “foi pensada para ser sustentável e respeitar o meio ambiente”. Tanto é que todo o dejeto produzido ali será tratado e a água residual reutilizada na limpeza das instalações”. A chefe do DZO lembrou também que a nova estrutura proporcionará segurança, conforto, acessibilidade e aprendizado aos alunos, além de bem-estar aos animais, com espaços mais amplos e maior conforto térmico.

O Animal House está localizado ao lado do Departamento de Zootecnia e ocupa uma área de quase 1.700 metros quadrados. Sua construção representou um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões, recurso aportado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e complementado pela UFV. Ela é mais uma obra do convênio firmado entre a UFV e a Finep que estava atrasada e foi entregue pela atual gestão. Como disse o reitor Demetrius David da Silva, “compromisso firmado é compromisso cumprido na nossa Universidade”.

O compromisso foi relatado pelo pró-reitor de Administração, Taciano Oliveira da Silva, lembrando que há 27 meses, no início da gestão dos professores Demetrius da Silva e Rejane Nascentes, foi pactuado que não se iniciaria nenhuma obra nova enquanto não fossem entregues todas as que estavam pendentes nos três campi. E isso tem sido feito com o apoio da equipe da diretoria de projetos e contratação de obras da UFV e do trabalho conjunto com as pró-reitorias de Planejamento e Orçamento e de Pesquisa e Pós-Graduação.

A qualidade das instalações do Animal House foi destacada pelo deputado federal Rodrigo de Castro. Em seu breve discurso, comentou que a “bela instalação é prova viva do contínuo desenvolvimento da UFV, que mantém toda a sua tradição de expertise nas áreas da educação e inovação e de buscar sempre conhecimento e aprimoramento”. Ao se dirigir à ex-aluna da UFV e ministra Tereza Cristina, o deputado destacou a importância de se investir em alunos. “Temos aqui uma menina que saiu da Universidade Federal de Viçosa, galgou uma carreira na área privada, depois na área pública e voltou, agora, como ministra de Estado”.

Homenagens e agradecimentos

Durante a inauguração, o diretor do CCA manifestou sua alegria em receber os convidados para a cerimônia realizada em uma semana tão especial para a Universidade, pela comemoração de seus 95 anos. Contudo, revelou também sua tristeza pela “semana dura”, em função da morte do professor Fabyano Fonseca e Silva, “uma pessoa e um profissional insubstituível”. E foi em homenagem ao ex-professor do DZO que o reitor pediu aos convidados um minuto de silêncio antes de iniciar o seu discurso.

Em sua fala, ele enalteceu o companheirismo da vice-reitora Rejane Nascentes no enfrentamento dos desafios da gestão e as boas parcerias que mantém com muitos que estavam entre os convidados, como o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso; o deputado Rodrigo de Castro, “o maior aportador de recursos de emendas parlamentares para a UFV”; os deputados estaduais Coronel Henrique e Roberto Andrade; o juiz federal e ex-aluno da UFV Rafael Torres e o diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio de Andrade Madalena.

À ministra, ele agradeceu o apoio que sua gestão tem dado à instituição, lembrando que a UFV mantém hoje oito projetos que envolvem R$ 38 milhões aportados pelo Mapa e repassados para Funarbe. O reitor comentou sobre a honra em receber a ministra, especialmente na semana em que a Universidade completa 95 anos de existência e quando também se celebra os 60 anos de pós-graduação na UFV e no Brasil. Ele lembrou que a pós-graduação stricto sensu no país foi originariamente desenvolvida na UFV com o mestrado em Olericultura, atualmente Fitotecnia, e, na sequência, o mestrado em Economia Rural, hoje Economia Aplicada.

O professor Demetrius reforçou algumas informações mencionadas pelo diretor do CCA e pela chefe do DZO. Dentre elas, a de que, no Departamento de Zootecnia, estão o melhor curso de graduação da área do Brasil, comprovado pelo Ministério da Educação com nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e também o melhor de pós-graduação, com nível 7, considerado de excelência internacional. Segundo o reitor, “a pesquisa e a pós-graduação se retroalimentam no DZO, permitindo que se tenha um ensino de graduação cada vez melhor, mais inclusivo e antenado com a realidade atual e com as inovações tecnológicas”. 

Importância do Brasil e parcerias

Ao fechar a cerimônia, a ministra da Agricultura comentou sobre os muitos filmes que passavam pela sua cabeça com o retorno, depois de tanto tempo, à UFV, onde chegou com 17 anos para cursar Agronomia, onde conheceu o marido Caio Dias e onde, a conselho do pai – igualmente formado em Agronomia na instituição –, veio aprender também um pouco de “mineiridade”. Com a percepção de quem está há quase três anos à frente do Mapa, a ministra não tem dúvidas do papel importantíssimo que o Brasil tem no mundo na agricultura e na pecuária: “nós somos o celeiro do mundo”.

Em sua avaliação, nenhum outro país poderia produzir mais num curto espaço de tempo do que o Brasil. Tanto os Estados Unidos quanto a China e países da Europa já ocuparam, segundo ela, quase que totalmente suas terras agricultáveis e de pecuária. Afora a África, que ainda tem muito a crescer e será nosso competidor no futuro, o Brasil é hoje um país que, na opinião da ministra, está pronto para ser o “alimentador do mundo”.

Para ela, pelo menos no Brasil, a agricultura e a pecuária não são parte do problema das mudanças climáticas, como muitos consideram pelo mundo. “Nós somos parte da solução”, afirmou. “Cada vez mais teremos que usar a tecnologia e mostrar que conseguimos produzir e de maneira sustentável”. A ministra acredita que o Brasil tem toda a possibilidade de mostrar ao mundo o que é capaz de fazer e que as soluções necessárias serão trazidas pelos professores e pesquisadores. “A UFV tem muito a contribuir com Minas Gerais, com o Brasil e com o mundo”. E essa contribuição, que tem se dado ao longo da existência da Universidade, está também representada nos projetos que a instituição mantém com o Mapa e que foram tema do último compromisso da ministra no campus Viçosa.

Em uma reunião no auditório do Departamento de Agronomia, ela pôde conhecer um pouco mais sobre cada projeto, apresentado por seus respectivos coordenadores. Pela tela do datashow, eles exibiram resultados e expectativas relacionadas aos projetos Cooperativismo SAF-UFV; Lácteos SAF-UFV; Fida/Aksaam-Palma Forrageira; Radis-UFV Incra e Revitalização da palma forrageira tolerante à cochonilha. Também foi apresentado o Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência), com os projetos Formação de Recursos Humanos com Visão Sistêmica, Empreendedora e em Sinergia com as Demandas do Agronegócio Brasileiro, Capacitação de Futuros Profissionais em Bovinocultura de Leite no Brasil e Residência Profissional em Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia de Alimentos. E sobre este programa especificamente, o pró-reitor de Extensão e Cultura,  José Ambrósio Ferreira Neto, destacou o fato de a UFV ser a universidade da região Sudeste com mais projetos aprovados.

A ministra enalteceu a importância dessas parcerias, já que, em sua opinião, “ninguém anda sozinho” e comentou sobre o foco do Mapa: a agricultura familiar. “Minha preocupação é com os pequenos produtores, que têm muito mais dificuldade e problemas de acesso à informação e tecnologia”. Todos os projetos com a UFV estão indo neste sentido também. Apesar da dificuldade de recursos, a ministra aventou a possibilidade de intensificar as parcerias com a Universidade, inclusive em outras áreas. Ela prometeu voltar à UFV para uma visita mais calma antes de sair do Ministério. No livro de ouro da instituição,  a ex-aluna Tereza Cristina deixou registrado: “com emoção e gratidão por tudo que recebi desta universidade para a minha vida profissional e pessoal”.

Abaixo, alguns registros fotográficos do dia. Outras fotos estão disponíveis no link tinyurl.com/2a8d6rvw

Divulgação Institucional

A cerimônia seguiu os protocolos de biossegurança para prevenção da covid-19

O diretor do CCA apresentou as instalações do Animal House à ministra

No último compromisso de agenda, a ministra se encontrou com os coordenadores dos projetos parceiros