Todos os campi

Estudantes de graduação dos três campi iniciam novo período especial remoto

19/07/2021

Neste tempo de pandemia, com as atividades acadêmicas presenciais suspensas, mais uma vez computadores, tablets e celulares ajudarão a manter estudantes de graduação conectados com a UFV. Nesta segunda-feira (19), terá início o ano letivo de 2021 com o Período Especial Remoto (PER) 3, que reunirá quase 15 mil estudantes dos três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – em 1.688 disciplinas. Além dos alunos veteranos, o PER 3 terá a participação de cerca de 3.100 calouros, aprovados no último processo seletivo UFV/Sisu. Terá ainda mais de 500 estudantes de outras universidades, vinculados a programas de mobilidade virtual.

As atividades ocorrerão nos três campi de acordo com calendário unificado, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e se estenderão até 30 de outubro, com recesso previsto entre os dias 6 e 10 de setembro. Exceto algumas disciplinas dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição, cujas atividades práticas presenciais foram autorizadas pela administração superior, todas as outras se darão a distância, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Boa parte será acessada pelo PVANet Moodle, o novo ambiente virtual de aprendizagem da UFV.

Assim como no Período Especial de Outono e nos períodos especiais remotos 1 e 2, a participação dos estudantes no PER 3 continua sendo facultativa. Ou seja, quem optou por não efetivar a matrícula manterá seu vínculo com a instituição. Mas, para isso, diferentemente dos outros períodos, o estudante deverá solicitar a manutenção do vínculo à Pró-Reitoria de Ensino (PRE) logo após o período de ajuste de matrícula. Esses estudantes serão contactados pela PRE e receberão instruções para efetuar a confirmação através do Sistema Sapiens.

Com tudo pronto para o recomeço das atividades remotas, as expectativas do pró-reitor de Ensino, João Carlos Pereira da Silva, são as “melhores”. A justificativa se deve, especialmente, ao fato de estudantes e professores estarem bem familiarizados com os instrumentos, a metodologia e a dinâmica que envolvem o ensino remoto. A tendência, em sua avaliação, é a de que, este semestre, o processo flua com mais naturalidade ainda.

A cada período remoto a Universidade vai ganhando maturidade e segurança para ampliar o leque de disciplinas e, consequentemente, a oferta do número de vagas para estudantes. O PER 3, por exemplo, incorporou um conjunto de disciplinas de laboratórios que ainda não havia sido oferecido nos períodos remotos anteriores. Esse ajuste ao formato, na opinião do professor João Carlos, “viabiliza o fluxo do aluno no seu trajeto pedagógico, na sua matriz curricular”.

O pró-reitor destaca a contribuição do ensino remoto ao projeto multicampi da Universidade. Somente no PER 3 serão 25 disciplinas oferecidas a estudantes dos três campi. Ele ressalta ainda o ganho pedagógico dos professores, lembrando que a maioria tem hoje muito mais domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação do que tinham no início da pandemia.

Vale lembrar que, para abrir o ano letivo da UFV, haverá uma aula magna com o médico e neurocientista Miguel Ângelo Laporta Nicolelis, que abordará o tema O verdadeiro criador de tudo. O evento será transmitido pelo canal oficial da Universidade no Youtube, nesta segunda (19), às 18h30.