UFV está pronta para atuar na aplicação da vacina Pfizer que começa a chegar a Viçosa

31/05/2021

Duas tendas foram montadas na Divisão de Saúde para triagem e recepção do público

Viçosa entrou para a lista dos municípios mineiros aptos a receber a vacina da Pfizer contra o novo coronavírus. Esta semana, o governo de Minas Gerais enviará para a cidade cerca de mil doses do imunizante produzido pelo laboratório alemão BioNtech. A previsão é a de que as vacinas cheguem nesta segunda-feira (31) e já comecem a ser aplicadas no dia seguinte, conforme o cronograma disponível abaixo.

Para a aplicação dessas primeiras doses, a UFV atuará, mais uma vez, em parceria com a Prefeitura de Viçosa, colocando à disposição sua equipe e seu espaço físico, que receberá uma estrutura diferenciada. Isso porque o envio dessa remessa foi condicionado a uma exigência do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais de que a aplicação do imunizante não aconteça fora de uma unidade de saúde que tenha uma sala de vacina climatizada.

Por essa razão, pelo menos neste primeiro momento de aplicação da Pfizer, a vacinação não poderá ser realizada no sistema drive-thru, como vem acontecendo com a CoronaVac (Instituto Butantan) e AstraZeneca (Fiocruz). Ela ocorrerá na Divisão de Saúde do campus Viçosa, onde foram montadas duas tendas para triagem e recepção do público. Enquanto as tendas estavam sendo armadas, as equipes receberam treinamento específico para a aplicação do imunizante. Também nesta campanha professores, técnicos e estudantes da UFV continuarão atuando em conjunto com profissionais da área de saúde da Prefeitura de Viçosa.

A vacinação da Pfizer acontecerá simultaneamente com a da CoronaVac e AstraZeneca, seguindo o calendário do Programa Nacional de Imunização. Mas vale reforçar que, por enquanto, as doses serão apenas para o público especificado no cronograma abaixo.

Embora ainda não haja previsão de novas remessas de vacinas da Pfizer para Viçosa, quando elas vierem, mesmo que em volume maior de doses, a UFV está totalmente preparada para contribuir com o município no armazenamento do imunizante. Conforme já foi divulgado, a Universidade colocou à disposição da Prefeitura quatro ultrafreezers, capazes de armazenar até 50 mil doses da vacina em temperaturas entre -60°C e -80°C, uma exigência para a conservação do imunizante durante os seis meses de sua validade.

Como o número de doses enviado para Viçosa ainda é pequeno, elas deverão ser aplicadas em até quatro dias. Para este prazo, a Anvisa recomenda que o imunizante seja conservado em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC. Esta temperatura, inclusive, que, até então, era indicada para a conservação da vacina em até cinco dias, passou a valer para até um mês. O prazo foi estendido pela Anvisa e divulgado na última sexta-feira (28). Isso significa que, neste primeiro momento, os ultrafreezers da UFV não precisarão ser utilizados.

A participação da UFV em mais uma etapa da vacinação reforça o interesse e empenho da instituição em colaborar com todas as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Esse desejo, inclusive, foi ressaltado na resposta do reitor Demetrius David da Silva ao ofício enviado, na última semana, pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais.

Independentemente do número de doses de imunizantes aprovados pela Anvisa que chegarem a Viçosa, a UFV, segundo o reitor, se manterá sempre parceira para garantir a saúde da população da cidade e região. Esta parceria também se concretiza nas testagens realizadas pelos seus laboratórios, para detecção do novo coronavírus e variantes, e dos estudos sobre o assunto que seus pesquisadores vêm realizando desde o início da pandemia.

Confira o cronograma de vacinação para esta semana.