Parcerias

Todos os campi

UFV participa de programa da Andifes que possibilita mobilidade virtual de estudantes

26/04/2021

A UFV é uma das três universidades federais da região Sudeste selecionadas para participar da segunda edição do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover). As outras duas são as federais de Uberlândia (UFU) e do Espírito Santo (Ufes).

O Programa foi lançado, em fevereiro, pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Seu objetivo é possibilitar que estudantes complementem sua formação por meio de disciplinas remotas oferecidas pelas instituições participantes. Nesta edição, 12 universidades federais integram o Programa.

O edital ainda não foi divulgado, mas a previsão é a de que isto aconteça até 9 de maio. Até lá, as instituições precisam se organizar com relação às disciplinas a serem oferecidas. Por esta razão, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) está solicitando que cada departamento e instituto envie, até o próximo dia 3, a lista de disciplinas que poderá oferecer. Estas listas deverão ser definidas nas reuniões dos colegiados.

Segundo a PRE, a oferta de disciplinas é facultativa, cabendo ao seu coordenador manifestar o interesse e a conveniência em participar. Poderão ser disponibilizadas disciplinas de todos os ciclos: básico, intermediário e profissionalizante. A preferência é por aquelas que tiveram vagas não preenchidas nos períodos remotos. Não integrarão o Programa as disciplinas com dificuldades para atender às demandas internas da UFV.

Os estudantes interessados em participar devem ficar atentos à data de publicação do edital, que trará as regras e procedimentos para inscrição e a lista das disciplinas das universidades. A escolha, portanto, se dará somente após a publicação do edital. A expectativa é a de que a seleção dos estudantes seja concluída até o final de maio, para que as matrículas aconteçam a partir de junho, seguindo os calendários específicos de cada universidade.

A Pró-Reitoria de Ensino ressalta que o Promover não interfere no calendário escolar ou nas normativas previstas no regime didático das instituições. Isso significa que toda a dinâmica da disciplina, o seu sistema de avaliação, horário e calendário serão integralmente preservados.

A primeira edição piloto do Programa teve a participação de quatro universidades federais: Rio Grande (FURG), Maranhão (UFMA), Sul da Bahia (UFSB) e Goiás (UFG). 

Sobre o assunto, acesse também, no site da Andifes, a entrevista concedida pelo presidente da Associação, o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira.

 

Divulgação Institucional