Falecimento

Campus Viçosa

Marisa Barletto (1961 - 2021)

07/04/2021

.

A UFV recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento, nesta quarta-feira (7), em Ourinhos (SP), da professora aposentada do Departamento de Educação Marisa Barletto. Ela ingressou na Universidade em 1995 e aposentou-se em 2017.

Na UFV, Marisa participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, exerceu funções administrativas e destacou-se na extensão, chegando a receber a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Extensão em 2012.

Sua trajetória também foi marcada pela fundação e coordenação – entre 2006 e 2016 – do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (Nieg). Como destaca a nota divulgada pela iniciativa, “Marisa foi uma defensora aguerrida dos direitos das mulheres” e “desenvolveu inúmeros projetos voltados à eliminação das desigualdades de gênero e à promoção de uma sociedade mais justa”. Por meio do Nieg, a professora participou da elaboração da metodologia de trabalho do Programa Casa das Mulheres, de ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Viçosa e microrregião, reconhecida nacionalmente.

A UFV solidariza-se com familiares e amigos.

Divulgação Institucional