Institucional

Todos os campi

Diretores do CCA e CCB tomam posse em cerimônia virtual

05/04/2021

A posse aconteceu dez dias após o resultado da consulta

Depois de protagonizarem os primeiros processos eleitorais ocorridos na UFV de maneira virtual, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) foram destaque, na tarde desta segunda-feira (5), com a cerimônia de posse de seus diretores. Eles foram escolhidos pelos estudantes, professores e técnicos dos centros, em consulta realizada em 25 de março. O evento, presidido pelo reitor Demetrius David da Silva, também se deu de forma remota.

O primeiro a assinar o termo de posse, como novo diretor do CCA, foi o professor Mario Luiz Chizzotti. Docente do Departamento de Zootecnia (DZO), ele substitui o professor Rubens Alves de Oliveira no cargo que ocupou por oito anos, em dois mandatos consecutivos. Com um currículo que tem da graduação ao doutorado na UFV, Chizzotti atua como docente da instituição desde 2013.

Em seu discurso, o novo diretor do CCA comentou sobre a satisfação e emoção pela posse, não deixando de reconhecer o tamanho do desafio que tem pela frente: “enfrentamos uma crise sem precedentes e precisaremos melhorar muito a nossa eficiência para manter a excelência que alcançamos. Mas tenho certeza de que, com a participação de todos os departamentos, conseguiremos avançar ainda mais e vencer estes e os próximos desafios que nos aguardam”.

Para isso, além do desejo por uma gestão colaborativa e moderna, Chizzotti sinalizou que terá como referência o professor Rubens, em sua opinião “um diretor que servirá de grande exemplo na superação dos desafios”. O novo diretor do CCA se colocou à disposição da instituição para auxiliar na condução da Universidade e na obtenção de conquistas ainda maiores.

Para quem se despedia de sua trajetória à frente do Centro de Ciências Agrárias, o professor Rubens não poderia deixar de registrar o reconhecimento e agradecimento, que foi de Deus à família e também àqueles que, no passado e no presente, colaboraram com a sua gestão. Todos foram citados nominalmente e justificados por diferentes predicativos que remetiam, sobretudo, à amizade, ao apoio e aprendizado. Para o professor Chizzotti, que está começando a sua história como gestor do CCA, Rubens desejou: “muita sabedoria nos próximos quatro anos. Que Deus abençoe a sua gestão”.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Também na tarde desta segunda, o professor João Marcos de Araujo assinou o termo de posse como diretor do CCB. Ele foi reconduzido ao cargo que ocupava desde 2017. Durante a cerimônia, o professor agradeceu o apoio da administração superior e lembrou a parceria, o companheirismo e o trabalho realizado por todos que atuam no CCB, que participaram ativamente de sua primeira gestão, “sempre com um olhar institucional”.

Em seu discurso, o professor João Marcos lembrou o período extremamente delicado pelo qual as universidades passam. Em sua avaliação, “todos os obstáculos e desafios só serão vencidos com inteligência, trabalho, solidariedade, dedicação, companheirismo, transparência, responsabilidade e sempre com olhar institucional, sempre a favor da ciência, em defesa da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, sempre em defesa da universidade pública”.

Sua expectativa é desenvolver uma excelente gestão nos próximos quatro anos, embora reconheça que a tarefa será bem diferente de sua primeira experiência. Isso porque considera que há muito o que fazer não só do ponto de vista administrativo, mas também do acadêmico. O professor João Marcos agradeceu a todos - estudantes, docentes e técnicos - do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde que estão trabalhando arduamente no enfrentamento à pandemia.

Reconhecimento 

O reitor Demetrius David da Silva encerrou a cerimônia desta segunda-feira lembrando que um dos grandes diferenciais de sua gestão é o trabalho em equipe. Neste contexto, destacou a atuação dos diretores de centros, que vêm participando de todas as tomadas de decisões da Universidade, que envolvem ônus e bônus. “Não tivemos nenhuma decisão que não tenha sido tomada em consenso”, disse. “Não tenho dúvida de que se estamos conseguindo passar por este momento turbulento, de uma forma razoável, é devido também à parceria com todos os diretores, que têm assumido os riscos junto com a administração superior”.

Ao comentar sobre a recondução de João Marcos ao cargo de diretor do CCB, o reitor lembrou a candidatura única do professor e avaliou que sua reeleição é o reconhecimento do trabalho, da dignidade, da competência e da forma absolutamente institucional com que vem cumprindo sua missão na UFV. Um exemplo disso é o envolvimento do CCB em todas as ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

Emocionado, o reitor se referiu ao professor Rubens, que se despede da direção do CCA, como um “velho amigo”, já que estudaram juntos na graduação e pós-graduação e se tornaram colegas de profissão e de departamento. Ele comentou sobre sua admiração pelo comprometimento do professor com a instituição e seu senso humano extremamente aguçado. Ao se dirigir ao agora ex-diretor do CCA, o reitor afirmou: “o legado que você deixa para o nosso Centro e a nossa Universidade é muito grande. A história certamente irá reconhecer todo o seu papel estratégico para o engrandecimento do nosso CCA. Sentimento de gratidão por tudo o que você fez, por toda a nossa amizade e todo o respeito que tivemos ao longo deste processo”.

Quanto ao novo diretor do CCA, o professor Demetrius o considera “como a pessoa certa no lugar certo” para substituir o professor Rubens, já que “vem de um departamento extremamente importante e ativo na UFV”. O DZO, que o professor Chizzotti já chefiou, tem graduação, pós-graduação e atividades muito expressivas de pesquisa e de extensão. Ou seja, “representa muito bem o CCA e os desafios que teremos”, segundo o reitor. O professor Demetrius se disse convicto de que Chizzotti desempenhará um papel fantástico no CCA. Até porque, é um professor “reconhecido por ser extremamente colaborativo e não focar em problemas, mas sim em soluções”.

A exemplo dos professores Mario e João Marcos, o reitor também comentou, durante a reunião, sobre os muitos desafios que se têm pela frente não somente pelo triste contexto provocado pela pandemia, mas também pela redução expressiva no aporte de recursos para todas as universidades públicas federais. Ele disse não ter preocupações extraordinárias com a sua gestão pelo fato de contar com uma equipe “muito competente, que trabalha com base em planejamento e se preparou muito para este momento crítico”. O seu medo, confessa, é com o período posterior. Com a redução expressiva no aporte de recursos, o reitor considera muito difícil manter a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Durante o evento, o reitor também fez um agradecimento especial aos professores Genelício Crusoé Rocha (Departamento de Solos) e Silvia Eloiza Priore (Departamento de Nutrição e Saúde), por presidirem a comissão de suporte que colocou em prática, pela primeira vez na história da UFV, uma eleição totalmente realizada por sistema remoto. “Tenho convicção de que o sucesso desta eleição pode, inclusive, mudar a forma de realizarmos eleições em nossa Universidade no momento pós-pandemia”.

A cerimônia desta segunda também contou com as presenças da vice-reitora Rejane Nascentes, de pró-reitores, diretores do CCE e CCH, chefes de departamentos, técnicos e familiares dos diretores empossados. O evento teve ainda a participação de Tatiana Costa, técnica da Secretaria de Órgãos Colegiados, que fez a leitura dos termos de posse.

 

Divulgação Institucional