Todos os campi

Divulgado resultado final do Edital 01/2020 - Fomento a projetos interinstitucionais de extensão

30/03/2021

A UFV e demais instituições de ensino participantes divulgaram o resultado final (anexo) do Edital 01/2020 - Fomento a projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e enfrentamento à pandemia da covid-19. Foram 23 propostas contempladas, das quais a UFV se destaca com a aprovação de 10 projetos coordenados por seus docentes. Os aprovados correspondem a cerca de 50% do total de R$2 milhões previstos pelo edital. A Universidade também participará da equipe de três projetos coordenados pelas instituições parceiras, com o objetivo de intercâmbio de conhecimentos e metodologias.

O Edital 01/2020 é uma iniciativa pioneira que integra as universidades federais de Viçosa, Minas Gerais e Ouro Preto e o Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de Minas Gerais. A seleção das propostas envolveu as análises dos projetos por consultores externos às instituições proponentes e do currículo do coordenador. O resultado, segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), José Ambrósio Ferreira Neto, reforça o papel de excelência da UFV em ações extensionistas e de pesquisa que contribuem de forma significativa para a transformação da sociedade.

Os projetos serão custeados por meio de recursos provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A., decorrentes do Procedimento Judicial do Ministério Público do Trabalho, com jurisdição na Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto.

Parcerias

O Edital 01/2020 soma-se a outros projetos já em desenvolvimento pela UFV e fruto da parceria construída com o Ministério Público do Trabalho e a Vara do Trabalho de Ouro Preto. Desde o final de 2020, eles possibilitaram o acesso da Universidade a cerca de R$2,550 milhões. Esses recursos estão sendo direcionados para a reforma do Alojamento Velho, a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e apoio a projetos de extensão voltados ao enfrentamento da covid-19 e à geração de emprego e renda.

Toda a articulação com as instituições de ensino participantes do edital conjunto, bem como com o Ministério Público do Trabalho e a Vara do Trabalho de Ouro Preto, vem sendo conduzida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, pela Divisão de Extensão e pelo Núcleo de Apoio a Projetos (Nape), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO) e da reitoria da UFV.

Projetos da UFV contemplados

• Promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional em populações atingidas pela mineração em Mariana e Ouro Preto em tempos de covid-19
  • Saneamento participativo: proteção à saúde e geração de trabalho e renda em comunidades rurais do distrito de Cachoeira do Brumado, município de Mariana – MG
  • Osum e Nanã vilipendiadas por Ogum: monitoramento participativo de agroecossistemas na bacia do Rio Doce