Todos os campi

Comitê Pós-Pandemia realiza primeiro encontro de 2021

10/02/2021

O Comitê Pós-Pandemia realizou a sua primeira reunião de 2021, na tarde dessa terça-feira (9). Como aconteceu em todos os seis encontros do ano passado, o Comitê debateu uma pauta extensa de solicitações encaminhadas por diferentes setores da UFV, a maioria relacionada ao retorno presencial de atividades. Os 24 integrantes do grupo analisaram as especificidades de cada caso, deliberando somente aqueles que não representassem riscos à saúde dos envolvidos. As propostas votadas seguirão para a aprovação da administração superior.

Uma das deliberações do Comitê já foi aprovada pelo reitor Demetrius David da Silva e resultou na Portaria Normativa nº 11, que trata sobre os processos eleitorais no âmbito na Universidade. Enquanto perdurar a pandemia de covid-19 e não houver o retorno de professores, técnicos administrativos e estudantes às atividades presenciais, todos os processos serão realizados virtualmente.

Durante a reunião, a vice-reitora Rejane Nascentes, presidente do Comitê, fez um balanço das ações de biossegurança que já foram e estão sendo implementadas pela Universidade. Mais uma vez ela destacou que nenhum setor voltará a funcionar sem que esteja totalmente pronto, o que significa estar devidamente adaptado aos protocolos de biossegurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas recomendações foram sintetizadas em um documento, já divulgado, produzido pela Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (BIOCISS) da Universidade.

A vice-reitora também colocou em debate os próximos setores dos três campi que deverão ter suas atividades presenciais retomadas. A exemplo do que vem acontecendo com muitos que já estão funcionando presencialmente, eles atenderão em horários específicos e com revezamento dos servidores em turnos diferenciados de trabalho. Tão logo tudo esteja definido, as informações serão divulgadas no site da UFV e no UFV em Rede.

Na avaliação da vice-reitora, a reunião de terça-feira talvez tenha sido a mais difícil do grupo no que diz respeito à tomada de decisões, em função do atual contexto da pandemia de covid-19 e das incertezas em curto e médio prazo. A maioria dos integrantes do Comitê concorda que a dificuldade de análise de alguns pedidos se deveu ao fato de o país estar vivenciando o seu pior panorama epidemiológico, especialmente em função das variantes do novo coronavírus e, consequentemente, da maior contaminação.

Vale reforçar que a retomada de qualquer atividade presencial na UFV só poderá acontecer com a aprovação da administração superior. A solicitação deverá ser encaminhada, por e-mail, à reitoria, pró-reitorias ou diretorias de centros de ciências ou dos campi. Ela será submetida à análise técnica do Comitê Pós-Pandemia, que a encaminhará para a aprovação da administração superior. Mas isso só acontecerá se os integrantes do Comitê considerarem o pedido pertinente, estando de acordo com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFV. A avaliação também levará em conta as decisões já tomadas pela instituição sobre o assunto, seguindo sempre todas as orientações de biossegurança estabelecidas no âmbito da Universidade.