Institucional

Todos os campi

Iniciativas de professores da UFV serão referência internacional para prevenção da Covid-19 entre profissionais de saúde

18/12/2020

Treinamento para que profissionais de saúde usem corretamente os EPIs para prevenção da Covid-19

A iniciativa de professores do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) da UFV de capacitar equipes de enfermagem para realização da paramentação e desparamentação segura dos equipamentos de proteção individual (EPIs), para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, foi reconhecida e selecionada para integrar o conjunto de Iniciativas Nursing Now Brasil. Executada em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e o Conselho Internacional de Enfermeiros, a Nursing Now busca capacitar profissionais da enfermagem para assumirem protagonismo nos desafios de saúde do século XXI e ampliar contribuições para alcançar a Cobertura Universal de Saúde.

Com este reconhecimento, o projeto intitulado Biossegurança na utilização dos equipamentos de proteção individual: contribuições dos professores da Universidade Federal de Viçosa passará a ser referência para capacitação de profissionais de enfermagem nos 16 países onde estão localizadas as ações do Nursing Now.

Além de treinar mais de 500 profissionais de saúde na região de Viçosa, os professores do DEM também criaram protocolos de conferência (checklists) do uso adequado de EPIs e produziram vídeos que estão disponíveis na internet para ampliar o alcance dos treinamentos.

Segundo a professora Luciene Muniz, autora do projeto, somente nas Américas, quase 570 mil profissionais de saúde se infectaram pelo SARS-CoV-2 e quase 2,5mil morreram pela Covid-19 em 2020“A exposição ocupacional constante dos profissionais de saúde aos pacientes com Covid-19 e a escassez ou falta de equipamentos de proteção individual são aspectos que causam preocupação mundial”, disse ela. Ainda segundo os autores do projeto selecionado, o conhecimento das vias de transmissão e do risco de exposição ao SARS-CoV-2 são essenciais para orientar os profissionais de saúde na utilização das precauções e na escolha correta dos EPIs.

As iniciativas selecionadas para o projeto Nursing Now Brasil serão certificadas no Fórum de Convergência e Fortalecimento das Metas da Campanha, que ocorrerá de forma remota em fevereiro de 2021.

Divulgação Institucional