Institucional

Todos os campi

UFV avança na instalação de usinas fotovoltaicas nos três campi

27/11/2020

Usina fotovoltaica do campus Viçosa está localizada próxima ao aeródromo da UFV

A instalação da usina fotovoltaica no campus Viçosa foi iniciada e já há 1.176 painéis solares instalados, dos 2.800 previstos. O sistema integra as ações do programa de eficiência energética na UFV e permitirá uma economia mensal superior a R$ 80 mil, valor que representa 10% dos custos com energia elétrica somente no campus Viçosa.

A usina fotovoltaica ocupa uma área de, aproximadamente, 10 mil metros quadrados, equivalente a um campo de futebol, com capacidade de fornecimento de 924 kilowatts-pico de potência. O retorno do sistema fotovoltaico se dará em, aproximadamente, 4,5 anos.

O investimento realizado no sistema fotovoltaico foi de cerca de R$ 5 milhões e permitirá segurança energética para todos os usuários, diminuindo prejuízos, como a queima de equipamentos eletro/eletrônicos, interrupção de experimentos e atividades acadêmicas, administrativas e educacionais, causados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica devido à ultrapassagem da demanda contratada com a concessionária que atende aos três campi da UFV.

A contratação de prestação de serviços para implantação da usina foi realizada no final de 2019 e contemplou também os outros dois campi da UFV, Florestal e Rio Paranaíba. Essas duas instalações estão ainda mais avançadas do que a de Viçosa, faltando apenas serem interligadas à rede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Cada uma possui 392 painéis solares, com capacidade de fornecimento de 130 kilowatts-pico de potência. A expectativa é que a instalação dessas outras duas usinas seja concluída em fevereiro de 2021.

Divulgação Institucional

Usinas fotovoltaicas no campus Rio Paranaíba e no campus Florestal, respectivamente