Todos os campi

Equipe da UFV-Florestal vence desafio do Sebrae

25/11/2020

No sentido horário estão Carolina, Luiz Gabriel, Gabriella e Luan

Os estudantes de Agronomia da UFV-Florestal Carolina Resende, Gabriella Meireles, Luan Mariotto e Luiz Gabriel Borges venceram o Desafio Jovem Empreendedor, promovido, entre agosto e novembro, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais. A competição funcionou como um jogo virtual, que simulou o dia a dia de uma empresa e testou a capacidade de os participantes gerenciarem negócios, tomarem decisões e trabalharem em equipe. O objetivo foi prepará-los para o mercado de trabalho.

O Desafio envolveu 1.526 participantes, 208 municípios e 51 instituições de ensino. A UFV esteve representada com duas equipes. Além da de Florestal, uma equipe do campus Viçosa também ficou entre as finalistas, terminando a competição na quarta colocação. Integraram o grupo de Viçosa os estudantes de Engenharia de Alimentos Carolina Aparecida Gonçalves, Udielle Vermelho Lacerda, Felipe Lopes de Souza e Philipe Vasconcelos da Silva e a estudante de Agronomia Maria Laura Jesuíno Pereira da Silva. Eles foram orientados pelo professor e chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, Emille Rocha Bernardino de Almeida Prata.

Os estudantes da equipe campeã tiveram a orientação do professor Denis Medina Guedes, do Instituto de Ciências Agrárias, e competiram nas três fases do Desafio. “No começo foi bem difícil, pois não tínhamos muita noção e precisamos estudar bastante para entrar no jogo”, contou Carolina, líder da equipe. Os estudantes avançaram para a segunda fase com outras 24 equipes e, para a etapa final, com sete. A cada fase, o tempo de realização das rodadas era menor e exigia maior habilidade dos graduandos.

A etapa final aconteceu em 21 de novembro. A equipe da UFV-Florestal iniciou em penúltimo lugar e foi ganhando posições ao longo das rodadas. Para Luiz Gabriel, o que mais ajudou para que as decisões certas fossem tomadas foi o entrosamento, a confiança e o respeito mútuo entre os integrantes. Luan complementa, lembrando que a equipe teve que arriscar bastante, pois “sabiam que era tudo ou nada”.

Os estudantes vencedores receberam troféu e medalhas. Eles também ganharão uma viagem e bolsas para um curso Bootcamp – capacitação que utiliza ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios.

O resultado do Desafio Jovem Empreendedor pode ser conferido na página da competição no Facebook.