Institucional
Campus Viçosa
09/11/2020
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Considerando a necessidade de atualizações frequentes diante da pandemia da Covid-19, as professoras Brunnella Alcantara Chagas de Freitas, Mara Rúbia Maciel Cardoso do Prado e Wilmara Lopes Fialho, do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), disponibilizaram uma nova versão do Manual Telessaúde Covid.
A iniciativa faz parte do projeto de extensão Ações do Telessaúde Covid em Viçosa-MG: Parceria entre a Universidade Federal e a Gestão Municipal. A partir dele, foi implementado um serviço de teleatendimento e telemonitoramento para a população residente em Viçosa, em que as pessoas com sintomas respiratórios sugestivos de Covid-19, com dúvidas ou história de contato com caso confirmado ou suspeito da doença, pudessem entrar em contato com o Telessaúde Covid para que a equipe oferecesse as orientações e acompanhamento, além do encaminhamento ao serviço adequado, quando necessário.
O manual revisto e atualizado está disponível neste link e tem como modelo a experiência das professoras na coordenação do Telessaúde Covid, iniciado no dia 22 de abril, a partir da parceria entre a UFV e a Prefeitura Municipal de Viçosa. Seu conteúdo é baseado em documentos do Ministério da Saúde, secretarias estaduais de Saúde e outras instituições científicas, com adaptação e articulação à rede de saúde local, em todos os níveis de atenção. Dentre as principais modificações dessa versão estão: definições operacionais, fluxograma de manejo clínico e orientações para isolamento e afastamento laboral.
Dados do Telessaúde Covid
Nos 193 dias de gestão do serviço pelo DEM/UFV, de 22 de abril a 31 de outubro, o Telessaúde realizou 2.493 atendimentos,1.668 notificações e 12.214 atendimentos totais (considerando a soma dos atendimentos e dos monitoramentos realizados a cada 24/48 horas).
No dia 1º de novembro, ocorreu a transição da gestão do serviço para a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa (SMS). Os atendimentos acontecem atualmente das 8h às 18h, de segunda a sábado, pelos telefones (31) 3612-8000, 5500, 5502 e 5507. A expectativa é que o projeto continue com a gestão da SMS e com o DEM mantendo o apoio técnico e treinamento dos estagiários.
Divulgação Institucional
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