Todos os campi

Edição virtual do SIA alcança maior público e integração

26/10/2020

Na abertura, o reitor destacou a maior integração dos três campi da UFV com o novo formato

A edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) de 2020, que terminou na última sexta-feira (23), ficará marcada. O evento abordou um tema da atualidade, Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência  Brasileira, dentro de um formato atual, a transmissão on-line. Diante da pandemia do novo coronavírus, o desafio de pela primeira vez realizar o SIA totalmente virtual, foi bem recebido e reuniu um maior público, com 4.256 participantes e cerca de 12 mil visualizações nas transmissões ao vivo das palestras disponíveis no canal da UFV no Youtube.

Durante cinco dias, de 19 a 23 de outubro, foram realizadas 1.322 apresentações de trabalhos, sendo 1.037 em formato de painel e 285 de vídeo, 56 minicursos, palestras, mesas-redondas, workshops e atrações culturais. O evento foi ainda uma oportunidade de estreitar os laços entre a Universidade e a comunidade, já que o público em geral pôde acompanhar todas as atividades, com exceção dos minicursos, oferecidos apenas para os inscritos.

O SIA, que tem com uma das principais características a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, se destacou ainda neste ano por possibilitar “a verdadeira integração entre os campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba”, como afirmou o reitor da UFV, Demetrius David da Silva. Nos anos anteriores, embora o evento acontecesse com a mesma temática, formato e datas nos três campi, a realização era de forma isolada.  Mas, desta vez, a programação virtual uniu todos no mesmo ambiente on-line, “mostrando verdadeiramente que somos uma Universidade multicampi”, ressaltou.

A presidente da comissão organizadora do SIA, professora Karla Damiano Teixeira, agradeceu a todos os envolvidos na organização da 11ª edição do evento, que “trabalharam incansavelmente e permitiram que em apenas três meses fosse possível vencer o desafio de pensar e colocar em prática um evento totalmente virtual”. Ela ressaltou ainda que o Simpósio já tradicional precisava acontecer também neste ano pelo motivo que toda a comunidade acadêmica é movida diariamente: os estudantes. Era necessário continuar proporcionando a eles a troca de conhecimento, o aperfeiçoamento científico e a interação com diferentes pesquisadores e grupos de pesquisa, de ensino e de extensão.

O SIA Virtual 2020 foi promovido pelas pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Cultura e integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.