Todos os campi

Projeto do curso de Jornalismo integra memorial em homenagem às vítimas de Covid-19

08/09/2020

Entre os voluntários estão alunos e ex-alunos da UFV

O curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFV integra a rede de voluntários do site Inumeráveis, um memorial on-line dedicado às histórias das vítimas fatais do novo coronavírus no Brasil. O vínculo ocorreu por meio do projeto de extensão Inumeráveis UFV, criado em maio deste ano. O projeto oferece a oportunidade para atuação de estudantes nos processos de produção e elaboração de uma narrativa de vida focada na memória e no afeto, reforçando a dimensão humana das pessoas que morreram em decorrência da Covid-19, para que sejam vistas além das estatísticas.

A aproximação com o Inumeráveis surgiu a partir do convite que Rogério Zé, um dos idealizadores da plataforma, fez à coordenadora do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFV, Kátia Fraga, que o repassou aos estudantes. Como um meio de colocar em prática os ideais jornalísticos e o viés literário e humanizado, muitos se sensibilizaram com a proposta e se disponibilizaram a fazer parte dessa construção.

Assim, sob a organização da coordenadora do curso, foi criado o projeto Inumeráveis UFV, que segue o lema do site nacional, de que “não há quem goste de ser número, gente merece existir em prosa”. Seus integrantes contribuem para colocar em palavras o amor, a dor e o luto de tantas famílias que perderam um ente amado. Trata-se de uma homenagem por meio da divulgação de um texto tributo para celebrar a vida dessas pessoas, contar quem foram e o que as tornavam especiais.

Dinâmica e importância

De início, os membros do projeto procuram familiares e pessoas próximas às vítimas e as entrevistam. Em seguida, o voluntário constrói a homenagem por meio de um texto, que é submetido ao grupo de revisores do projeto e enviado à fonte entrevistada. Por último, o texto é enviado ao site para revisão final e, posteriormente, ser publicado. Todo o processo, assim como a dinâmica do grupo, é realizado a distância, respeitando as recomendações da UFV.

O projeto, na avaliação da professora Kátia Fraga, é um importante espaço de reflexão em torno da valorização e reconhecimento do curso e da profissão de jornalista, imprescindível no cotidiano da sociedade, principalmente em momentos de crise, de pandemia, como vivemos mundialmente. Além disso, para seus integrantes, “a participação nesta iniciativa fomenta não só o crescimento profissional como comunicador e jornalista, mas também o crescimento pessoal e intransferível”. Segundo eles, “trabalhar a escuta sensível faz com que os membros se tornem seres humanos mais receptivos, o que contribui para que sejam íntegros, empáticos e responsáveis em sua profissão”.

A estudante Iasmin Lamounier, do 3º período de Comunicação Social, encontrou no projeto um meio de se sentir próxima da Universidade, mesmo estando em sua cidade natal, Ipatinga (MG), no momento de suspensão das atividades presenciais. “Algumas horas depois que digeri tudo e entendi a grandiosidade do que a gente estaria participando, me senti grata e com um privilégio nas mãos de escrever sobre a vida de pessoas que provavelmente virariam apenas estatísticas”, conta.

O Inumeráveis UFV tem 28 voluntários atuantes. Entre eles, há estudantes do curso de Comunicação Social e de Medicina e jornalistas formados pela UFV, um deles servidor técnico-administrativo do Departamento de Comunicação Social. Como forma de organizar as produções, foi criado um site para publicar os tributos escritos pelos integrantes do Inumeráveis UFV: www.jornalismo.ufv.br/inumeraveis. Nele, também estão disponíveis informações sobre o projeto e seus membros.