Eventos

Todos os campi

Seminário do Programa de Pós-Graduação em Física apresenta modelagem integrada da disseminação da Covid-19

04/09/2020

Na próxima sexta-feira (11), o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) promoverá o seminário Modelagem integrada da disseminação da Covid-19 em múltiplas escalas geográficas: do Brasil ao município de Viçosa. Ele será ministrado pelo professor Sílvio da Costa Ferreira Júnior – que coordena uma das pesquisas selecionadas pelo Programa de Combate a Epidemias, destacada pela Capes – e todos os interessados poderão acompanhar. A transmissão acontecerá a partir das 10h, pelo Google Meet e pelo Youtube.

Entre os assuntos abordados estarão as investigações que o PPGFIS vem realizando sobre um modelo epidêmico, usando uma abordagem de metapopulação, para entender a disseminação da Covid-19. Nele, simulações são alimentadas com dados reais sobre mobilidade, demografia, índice de isolamento e casos confirmados da doença. Informações sobre contágio seguem um modelo epidêmico compartimental para cada município e interagem por meio de mobilidade recorrente.

No seminário, também serão mostrados resultados atuais, relacionados à calibragem dos parâmetros epidemiológicos e de subnotificação para cada município brasileiro usando as séries de casos confirmados. Será discutida, ainda, a interiorização da epidemia e, em particular, as previsões para Viçosa e cidades da região.

Todos os detalhes estão no site do Departamento de Física.

Divulgação Institucional