Todos os campi

UFV aprova Período Especial Remoto com retorno das atividades letivas da graduação no dia 31 de agosto

30/07/2020

As atividades letivas serão gerenciadas pelos sistemas Sapiens e PVANet

A UFV aprovou o Período Especial Remoto (PER) na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) realizada, em duas sessões, nesta quarta-feira (29). De acordo com a Resolução nº 7/2020, o retorno das atividades letivas da graduação, com oferecimento de disciplinas remotas nos três campi da UFV, acontecerá no dia 31 de agosto. As aulas irão até 15 de dezembro e os exames finais serão aplicados entre 17 e 19 do mesmo mês.

Na reunião, presidida pelo reitor Demetrius David da Silva, o Cepe também aprovou o retorno do ano letivo do ensino médio do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) no dia 17 de agosto – com convalidação das atividades realizadas entre 30 de junho e 4 de agosto.

Vale lembrar que, no campus UFV-Florestal, o ensino médio retomou as atividades letivas em junho e o ensino técnico retomará no dia 10 de agosto, como autorizado anteriormente. Já a pós-graduação dará continuidade ao primeiro semestre letivo, nos três campi, a partir de 3 de agosto.

Período Especial Remoto

Segundo a Resolução nº 7/2020, o oferecimento de disciplinas remotas para a graduação, nos três campi, acontecerá por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e nas seguintes condições:

• As disciplinas a serem oferecidas serão, prioritariamente, as que estavam em andamento em 2020/1 e, eventualmente, o conteúdo teórico das disciplinas teórico-práticas que puderam ser desmembrados;
  • Poderá haver oferta das disciplinas previstas para 2020/2;
  • A adesão ao PER será universal para todos os Departamentos e Institutos da UFV;
  • Inicialmente, somente os estudantes dos cursos de graduação da UFV poderão se matricular em disciplinas oferecidas no PER; em caso de existência de vagas remanescentes, estudantes não vinculados e em mobilidade acadêmica poderão ser matriculados;
  • A participação dos estudantes no PER é facultativa; aqueles que não efetivarem matrícula terão seus vínculos institucionais preservados;
  • O PER terá duração de 15 (quinze) semanas, conforme previsto no Calendário Escolar;
  • Cada turma terá, preferencialmente, até 30 (trinta) vagas.

O cronograma de implementação do Período Especial Remoto será disponibilizado pela Pró-Reitoria de Ensino e a lista das disciplinas que serão oferecidas, assim como o novo calendário escolar da graduação, pelos registros escolares dos três campi. A previsão é que os estudantes realizem o acerto de matrícula pelo Sistema Sapiens até o fim da segunda semana do PER, de acordo com as etapas, grupos e o máximo de disciplinas especificado.

A aprovação do Período corresponde à etapa III do planejamento institucional divulgado no site da UFV no início de julho. Para discutir a etapa IV, a Universidade instituiu o Comitê Pós-Pandemia nesta terça-feira (28).