Todos os campi

UFV-Florestal retoma ano letivo do ensino médio por meio do Período de Ensino Remoto Emergencial

24/06/2020

O PVANet será a plataforma principal usada nas aulas

O Conselho Acadêmico-Administrativo (Coad) do campus UFV-Florestal, considerando a imprevisibilidade do reinício das aulas presenciais e a necessidade de dar continuidade ao ano letivo do ensino médio, autorizou a retomada das atividades acadêmicas deste nível de maneira remota. De acordo com o cronograma e os procedimentos propostos pela Comissão Coordenadora do Ensino Médio e aprovados pelo Coad, isto já está acontecendo por meio do Período de Ensino Remoto Emergencial desde segunda-feira (22).

Para garantir a adaptação e verificar as circunstâncias de acesso e participação dos estudantes nas atividades acadêmicas, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a UFV-Florestal vem trabalhando de modo gradual e experimental há tempo. Antes do Período de Ensino Remoto Emergencial, todos terão passado pelo Período de Readaptação e Reconexão por 15 dias: a 3ª série do ensino médio iniciou esta etapa no dia 8 de junho; a 2ª série, no dia 22 de junho, e a 1ª série entrará nela no dia 6 de julho. A 3ª série, portanto, neste momento, é a única que já concluiu o Período de Readaptação e Reconexão e retomou as atividades de maneira remota.

A Comissão Coordenadora do Ensino Médio do campus estabeleceu estes 15 dias para certificar as condições dos estudantes de participar do Período de Ensino Remoto Emergencial. Todo o processo está sendo baseado em dados estatísticos e observações dos professores e técnicos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf).

De acordo com o professor Bruno de Sousa Corradi, que está à frente da Diretoria de Ensino do campus, “todos os alunos foram acionados e participarão das atividades”. Eles estão sendo acolhidos pelas equipes da Cedaf para que recebam as orientações necessárias e conheçam as condições das aulas e avaliações remotas, que obedecerão às matrizes curriculares e os planos de ensino já aprovados.

Vale destacar que Comissão Coordenadora do Ensino Médio da UFV-Florestal vem discutindo constantemente as melhores alternativas para dar continuidade às atividades acadêmicas. Entre as motivações está a preocupação com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As decisões, aprovadas na reunião do Coad, no dia 5 de junho, e por meio da autorização ad referendum do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) – baseada nas discussões realizadas pelo Conselho Superior da Universidade no dia 16 de junho –, estão disponíveis no Ato nº 19/2020/CEPE e no Ofício nº 004/2020/DIE/COORD/EMF anexos.