UFV e Prefeitura de Viçosa concluem primeira etapa de inquérito para identificação de casos de Covid-19 em profissionais

30/07/2020

Como mais uma das ações de apoio da UFV ao município de Viçosa na pandemia de Covid-19, foi finalizada, na última semana, a primeira etapa de uma ação de vigilância epidemiológica. A medida teve como objetivo identificar casos de infecção aguda pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em profissionais de serviços com elevada exposição à contaminação por Covid-19.

O inquérito iniciou um sistema de vigilância sentinela a partir do monitoramento de profissionais de estabelecimentos que comercializam alimentos e de estabelecimentos farmacêuticos, além de profissionais do transporte coletivo. Esses estabelecimentos/profissionais foram selecionados por estarem entre os que lidam com maior fluxo de pessoas e, portanto, terem maior potencial de contaminação pelo novo coronavírus.

Para a seleção dos estabelecimentos incluídos na amostra, foram utilizadas a base de dados de um estudo coordenado por professores do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV e a lista de endereços de estabelecimentos comerciais e farmacêuticos de Viçosa disponibilizada pela Prefeitura. Esses estabelecimentos foram georreferenciados de forma que a amostragem refletisse uma representação espacial do território, conforme a imagem abaixo.

A definicação do número de voluntários para testagem levou em consideração o porte e a localização desses estabelecimentos, sendo: seis atendentes de caixa ou balcão dos maiores supermercados e três atendentes de caixa ou balcão dos demais supermercados; dois atendentes de caixa ou balcão para padarias; quatro atendentes de caixa ou balcão nos quatro maiores sacolões e um atendente de caixa ou balcão nos demais; um atendente de caixa ou balcão nas mercearias da região periférica; dois atendentes de balcão ou caixa nas farmácias; e 20 profissionais que atuam no transporte coletivo, de diferentes linhas, com o intuito de abranger diferentes pontos geográficos da cidade.

O material biológico utilizado nesse inquérito para a detecção do vírus foi a saliva, por apresentar elevada sensibilidade para detecção do SARS-CoV-2. Ela foi autocoletada em potes estéreis, após adequada orientação dos voluntários pelos profissionais de saúde do município. As amostras foram encaminhadas à Rede de Laboratórios de Testagem para a Covid-19 da UFV e analisadas pela técnica RT-PCR. Toda a etapa de testagem contou com a coordenação dos professores Murilo Zerbini, Poliane Zerbini, Abelardo Silva Júnior e Simone Guimarães.

Nessa primeira etapa, o inquérito abrangeu 142 profissionais de um total de 68 estabelecimentos, sendo 18 farmácias, 10 supermercados, 13 padarias, quatro sacolões e 23 mercearias. Do total de testes inicialmente planejado, houve perdas em virtude de dificuldades de contato/localização dos estabelecimentos, recusa dos proprietários e voluntários e outras questões logísticas relacionadas à coleta de dados.

Todos as amostras testadas apresentaram resultado negativo para infecção pelo novo coronavírus, indicando que as medidas adotadas no processo de reabertura do comércio têm sido efetivas no controle da transmissão do vírus.

Além dos profissionais da Prefeitura de Viçosa, estão envolvidos no inquérito os membros do Grupo de Estudos sobre a Situação Epidemiológica da Covid-19 em Viçosa e Municípios da Região do Consórcio Intermunicipal de Saúde (EPI-COVIÇOSA). Esse grupo é formado pelos professores Silvio da Costa Ferreira Júnior (Departamento de Física), Leidjaira Juvanhol e Andréia Ribeiro (Departamento de Nutrição e Saúde), Marcos Abreu e Afonso dos Santos (Departamento de Engenharia Civil), Poliane Zerbini (Departamento de Microbiologia), Murilo Zerbini (Departamento de Fitopatologia) e Bruno Henriques (Departamento de Medicina e Enfermagem), e o infectologista Alex Simiqueli, da Divisão de Saúde da UFV.

O próximo passo do grupo é se reunir com a Secretaria de Saúde do município para planejamento das demais etapas do inquérito.

Localização dos estabelecimentos testados