Todos os campi

UFV adquire plataforma de livros eletrônicos

20/07/2020

Para minimizar os impactos causados na vida acadêmica pela Covid-19, a UFV adquiriu acesso a uma das maiores plataformas de livros digitais do país, a Biblioteca Virtual Pearson (BV). Essa aquisição tem como objetivo disponibilizar para a comunidade acadêmica um relevante acervo de livros eletrônicos, dentre eles, alguns dos mais usualmente emprestados pelas bibliotecas da UFV. A iniciativa está ainda em consonância com as medidas adotadas para retorno das atividades letivas previstas para o segundo semestre, nos três campi da Universidade .

De acordo com o diretor da Biblioteca Central da UFV, Fábio Reis, a plataforma ampliará o acesso à informação por meio do oferecimento de livros digitais de qualidade e atualizados para a comunidade acadêmica nas diversas áreas do conhecimento. Os serviços compreendem a disponibilização de conteúdos com mais de 8 mil títulos acadêmicos, científicos e de formação profissional das mais diversas editoras do país.

A plataforma apresenta ainda os seguintes benefícios: atende a todos os requisitos legais do MEC, no que tange às bibliografias obrigatórias e complementares; permite o acesso simultâneo e ilimitado a toda comunidade acadêmica, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar e possibilita a acessibilidade ao seu conteúdo, uma vez que os livros eletrônicos podem ser utilizados por todas as plataformas de acessibilidade; e representa várias editoras que possuem em seu portfólio livros que já fazem parte das sugestões bibliográficas contidas nos ementários das disciplinas dos cursos da UFV.

A previsão para a disponibilização dos serviços está prevista para o início de agosto.

Sobre a Plataforma

A BV é uma iniciativa pioneira que conta com mais de 25 editoras parceiras e milhares de títulos em diferentes categorias. Presente em instituições de ensino superior e com uma bibliografia aprovada pelo MEC, ela também disponibiliza, além do acervo, ferramentas tradicionais de marcação de texto, páginas e anotações e listas de leitura. Traz ainda novas funcionalidades, dentre elas cartões de estudo, metas de leitura, leitura off-line, impressão de páginas, resenhas, possibilidade de compartilhar citações e trechos interessantes nas redes sociais e text to speech (uma ferramenta de acessibilidade integrada). A BV está disponível tanto na versão web como em aplicativo para Android e IOS.