Todos os campi

CAp-Coluni é a melhor escola pública do país e Cedaf fica entre as mais bem colocadas de Minas em ranking de desempenho no Enem

03/07/2020

O CAp-Coluni também é a melhor escola pública de Minas

O Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) do campus Viçosa obteve o melhor desempenho, entre as escolas públicas do país, nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. As informações estão de acordo com os microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tabulados pela Folha de S.Paulo. O CAp-Coluni, é claro, também aparece no primeiro lugar do ranking entre as escolas públicas de Minas Gerais, no qual a Universidade ainda se destaca na 12ª posição, com a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário (Cedaf) do campus Florestal.

Considerando as escolas públicas e privadas do estado, o CAp-Coluni aparece no quinto lugar e a Cedaf está entre as 100 que obtiveram os melhores desempenhos. Já no cenário geral nacional, o Colégio de Aplicação está na 11ª posição.

De acordo com o diretor da instituição viçosense, Isnard Ferraz, a conquista é resultado do envolvimento dos estudantes em uma dinâmica de trabalho diferenciada, com projetos e atividades pedagógicas interdisciplinares, que privilegia ações que envolvam interação e socialização. “Além disso, destaca-se a dedicação dos corpos docente e técnico qualificados, aliada à estrutura proporcionada pela UFV, tais como biblioteca, restaurante universitário, espaços esportivos e, por estarem inseridos no campus, a oportunidade de vivenciar a rotina acadêmica", afirmou.

O professor Bruno Corradi, à frente da Diretoria de Ensino do campus Florestal, também comemorou o resultado: “percebemos uma melhora nas médias das provas objetivas e da redação. Isto nos motiva ainda mais”. Segundo Bruno, esta melhora é progressiva e esteve relacionada principalmente às áreas da matemática e redação no Enem de 2019, o que contribuiu para que a Cedaf subisse mais de 100 lugares no ranking entre as escolas públicas e privadas de Minas Gerais em relação ao ano anterior. Assim como Isnard, ele atribuiu a conquista ao empenho dos estudantes e ao trabalho qualificado da equipe de professores e técnicos.

Para o reitor Demetrius David da Silva, os desempenhos do CAp-Coluni e da Cedaf refletem a excelência da UFV, não apenas na educação superior, mas em todos os níveis de ensino em que atua. “Essas colocações comprovam que o maior compromisso da nossa instituição é, de fato, com a educação pública de qualidade”.

Vale destacar que a tabulação da Folha exclui escolas que tiveram menos de dez participantes no Enem e aquelas em que menos de 50% do total de estudantes realizaram o Exame. As notas médias das escolas foram calculadas a partir das quatro áreas do conhecimento das provas objetivas, sem considerar a redação.

Microdados

Os microdados divulgados pelo Inep são acessados somente por meio de softwares estatísticos. Em geral, são referentes ao número e perfil dos inscritos; fatores de contexto, apurados por meio de questionário, e à performance dos participantes em cada área do conhecimento.

São diversas as análises disponibilizadas por pesquisadores e jornalistas na Internet. Entre as mais acessadas está a tabulação da Folha de S.Paulo. Mas agências de consultoria, como a ZBS, e startups, como a Evolucional, também divulgaram informações.

Fotos: Daniel Sotto Maior

Entre as escolas públicas de Minas, a Cedaf aparece no 12º lugar do ranking