Institucional

Todos os campi

Divisão de Saúde da UFV-Viçosa retoma agendamento de consultas

02/07/2020

A Divisão de Saúde (DSA) da UFV-Viçosa retomou o agendamento de consultas para realização de procedimentos eletivos inadiáveis, de acordo com os decretos municipais nº 5.470 e nº 5.486 de 2020. Isto significa que os especialistas do setor estão atendendo pacientes com condições de saúde que podem se tornar graves em um curto período – alguns exemplos são: diabéticos, hipertensos e pessoas com dor aguda (que começou em menos de três meses). As consultas estão sendo agendadas de acordo com a escala anexa e exclusivamente pelo telefone, por meio dos números (31) 3612-1850, 3612-1851, 3612-1852 e 3612-1853.

Nos atendimentos não estão incluídos procedimentos de rotina e exames preventivos anuais (desde que não tenham relação com outros sintomas). A DSA ainda destaca que não retomou o agendamento de consultas odontológicas porque os especialistas da área se enquadram em grupos de risco para a Covid-19 e estão mantendo as recomendações de isolamento.

Vale ressaltar que trocas de receitas também podem ser solicitadas pelo telefone e que a Sala de Vacina está funcionando entre 9h e 13h.

Cuidados relacionados à pandemia

A chefe da Divisão de Saúde, Marisa Correia, informa que o público deve responder a uma série de perguntas sobre sintomas e condições relacionados à infecção pela Covid-19 antes de ter suas consultas agendadas. No dia marcado, o paciente tem permissão para entrar na DSA com cinco minutos de antecedência, para evitar a aglomeração de pessoas no setor, e sua temperatura é mensurada. Quando alterações são notadas, Marisa explica, os profissionais de saúde tomam as decisões adequadas para cada caso.

O mesmo vale para as pessoas que precisam entrar na Sala de Vacina, de curativos ou realizar procedimentos de radiografia e eletrocardiograma. “Todos devem se dirigir, primeiramente, à recepção e, depois, serão direcionadas aos setores”, a chefe da DSA ressalta.

Estas são algumas das medidas de segurança adotadas com base na visita de avaliação que a Comissão de Biossegurança do Departamento de Medicina e Enfermagem realizou na Divisão de Saúde antes da retomada do agendamento de consultas. Outras adequações são referentes à permissão para ter acompanhantes, que só é dada para pacientes que realmente necessitam, e aos intervalos entre os atendimentos, que foram ampliados para que os consultórios e equipamentos usados possam ser desinfetados.

Divulgação Institucional