Institucional

Todos os campi

UFV-Rio Paranaíba e Ministério Público Federal auxiliam cidades da região no enfrentamento à Covid-19

12/06/2020

O campus já distribuiu 4 mil litros de álcool glicerinado 70%

A UFV-Rio Paranaíba e o Ministério Público Federal (MPF) em Patos de Minas (MG) estão em fase de conclusão do convênio assinado em abril, por meio do qual já auxiliaram 19 cidades da região no enfrentamento à Covid-19. No total, o campus distribuiu para as secretarias municipais de Saúde 4 mil litros de álcool glicerinado 70%, envasados em embalagens de 0,5 e 1 L; 3200 máscaras de tecido (foto abaixo, à esq.) e cerca de 3500 máscaras de proteção do tipo face shield (foto abaixo, à dir.) – nas próximas semanas, serão entregues mais 2500 face shields. Além do convênio, vale destacar que o Laboratório de Diagnósticos Moleculares da instituição realizou mais de 400 testes de detecção do novo coronavírus até o momento, contribuindo com a condução das ações de combate à disseminação da doença.

As 19 cidades atendidas foram: Abadia dos Dourados, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros e Varjão de Minas. De acordo com o diretor-geral da UFV-Rio Paranaíba, Renato Ruas, por meio do convênio, o MFP repassou para a Fundação Arthur Bernardes R$ 157 mil. O recurso foi usado principalmente para adquirir insumos, além de financiar equipamentos – como um purificador de água para a preparação de álcool 70% e uma cortadora a laser – e adequações de espaços físicos necessários para desenvolver as ações de combate à Covid-19 – como as da instalação do fab lab do curso de Engenharia de Produção.

Para Renato, “todos os apoios têm sido muito importantes e os recursos destinados às ações de combate a Covid-19, desenvolvidas pela UFV-Rio Paranaíba, têm tido aplicação direta no atendimento às pessoas que mais precisam de ajuda nesse momento”. Segundo o diretor-geral, “os recursos também serão muito importantes para que o campus melhore suas condições na oferta gratuita de ensino, pesquisa e extensão de qualidade para toda a sociedade.”

Além de receber um recurso aditivo do MPF para continuar auxiliando estas 19 cidades, a UFV-Rio Paranaíba acabou de assinar um novo convênio, com o Ministério Público do Trabalho, e passará a atender, também, outras 28 cidades.

Divulgação Institucional – campus Viçosa

.