Institucional
Campus Viçosa
21/05/2020
Foto: Prefeitura de Viçosa
O Telessaúde Covid, que oferece atendimento e monitoramento médico e de enfermagem, por telefone, à população residente em Viçosa, completou um mês, nesta sexta-feira (22), com números expressivos. O serviço, fruto de uma parceria estabelecida entre o Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, já realizou, até o momento, 282 atendimentos, sendo 116 a pessoas que ligaram diretamente para o Telessaúde Covid e outros 110 a pacientes de ambulatórios. Desse número, 217 já concluíram o período de telemonitoramento com êxito, enquanto 65 estão ainda sendo acompanhados.
O período de telemonitoramento é realizado por 14 dias para cada pessoa, com periodicidade de 24 ou 48 horas, com base nas orientações do Ministério da Saúde. O serviço tem como coordenadoras as professoras Brunnella Alcântara Chagas de Freitas, Mara Rúbia Maciel Cardoso do Prado e Wilmara Lopes Fialho, do DEM, e conta com uma equipe de 48 pessoas, sendo 16 estagiários da PMV (estudantes dos últimos anos dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFV), supervisores enfermeiros e médicos do DEM, profissionais do NASF (PMV) e médicos veterinários do Programa de Residência de Medicina Veterinária da Universidade.
A orientação é que as pessoas com sintomas respiratórios sugestivos da Covid-19, como tosse, dor de garganta, falta de ar ou febre, ou aquelas que tenham contato com caso confirmado ou suspeito de Covid-19, liguem para o Telessaúde a fim de receber as devidas orientações, acompanhamento e encaminhamento quando necessário, de acordo com o fluxo da rede de saúde do município.
Como afirma a professora Wilmara Lopes Fialho, o Telessaúde Covid oferece “um serviço diferenciado, com uma avaliação completa e integral, tendo participação ativa do paciente”. É realizada a teleconsulta, inclusive com emissão de documentos, como receitas, atestados, termo de isolamento e declaração de contatos, quando necessários. Para a docente Brunnella Alcântara, o Telessaúde Covid está cumprindo o seu papel, com eficiência. “O principal objetivo desse serviço é evitar que as pessoas, especialmente os idosos, saiam de casa, ou seja, queremos que elas permaneçam em domicílio e nos telefonem. Essa deve ser a primeira referência e, se necessário, encaminhamos o paciente para que vá diretamente ao local adequado. Assim, qualquer pessoa que deseja informações sobre a Covid-19, ou que tenha sintomas, pode ligar para a nossa equipe”, destaca.
Vale lembrar que os atendimentos são realizados, de domingo a domingo, das 7h às 19h, pelos números 3612-8000, 3612-5500, 3612-5502, 3612-5507.
Divulgação Institucional
Institucional
FAQ esclarece dúvidas sobre atividades de extensão e cultura na UFV durante a greve
18/04/2024
Institucional
PPG divulga FAQ sobre atividades de pesquisa e pós-graduação durante a greve
17/04/2024
Institucional
UFV tem alteração no funcionamento de setores e serviços durante a greve
15/04/2024
Institucional
Publicada nova resolução sobre processo de avaliação de disciplinas
10/04/2024
FAQ esclarece dúvidas sobre atividades de extensão e cultura na UFV durante a greve
18/04/2024
PPG divulga FAQ sobre atividades de pesquisa e pós-graduação durante a greve
17/04/2024
UFV tem alteração no funcionamento de setores e serviços durante a greve
15/04/2024
Publicada nova resolução sobre processo de avaliação de disciplinas
10/04/2024
UFV vive momento histórico com aprovação da política inédita de Promoção dos Direitos Humanos e Combate às Opressões
10/04/2024