Institucional
Campus Viçosa
23/04/2020
Os treinamentos envolvem todas as categorias de profissionais de saúde
Desde que a pandemia ameaçou chegar a Viçosa, em meados de março, uma equipe de professores do Departamento de Enfermagem e Medicina da Universidade (DEM) vem trabalhando para treinar todos os profissionais de saúde que lidam com os casos suspeitos na cidade. Médicos, enfermeiros, laboratoristas, dentistas e até agentes funerários aprenderam com os professores como lidar com os perigos de transmissão do novo coronavírus.
Os primeiros treinamentos foram dados entre os dias 23 e 26 de março, para médicos e equipes de enfermagem e limpeza dos hospitais São Sebastião e São João Batista. “Claro que estes profissionais sabem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no cotidiano no trabalho. No entanto, uma infecção por vírus requer cuidados diferentes e mais rigorosos, baseados nas vias de transmissão mais específicas como gotículas e aerossóis”, explica a professora Luciene Muniz Braga, responsável pelos treinamentos.
As equipes dos setores de lavanderia, hemoterapia, radiologia, fisioterapeutas e agentes funerários também passaram por treinamentos, baseados nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos hospitais, os professores do DEM também ofereceram treinamento sobre cuidados de enfermagem com pacientes com via aérea artificial. Segundo a professora Luana Toledo, os pacientes mais graves exigem procedimentos de intubação e aspiração, o que requer cuidados especiais e de alta complexidade para segurança das equipes de enfermagem. Os professores Andreia Gomes e Rodrigo Siqueira Batista ofereceram treinamentos para auxiliar as comissões de prevenção de infecção hospitalar, ajudando a definir padrões de atendimento, fluxos de pessoas e protocolos de atendimentos.
As professoras Beatriz Caçador e Patrícia Salgado também estão colaborando na organização da vacinação de idosos na Divisão de Saúde da UFV. ”Estamos dando suporte e apoio técnico a todos os profissionais que lidam diretamente com pacientes infectados ou suspeitos para evitar a disseminação da doença e proteger nossos profissionais de saúde”, disse a chefe do DEM, Cristiane Chaves de Souza.
Esta semana, foi a vez da equipe de Odontologia da Secretaria de Saúde de Viçosa receberem treinamento para uso de EPIs ao lidar com o coronavírus. São eles que farão a coleta de material para exames de pacientes suspeitos de infecção por coronavírus na Unidade Covid, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a UFV. Ainda esta semana, médicos do DEM e dos Hospitais de Viçosa também receberão treinamento sobre intubação orotraqueal de pacientes com COVID-19. O trabalho será cordenado pelo médico anestesiologista, professor Leonardo Fenyves Ferreira.
Divulgação Institucional
Cultura
Cineclube Carcará promove Mostra Sertão Psicodélico
07/04/2025
Institucional
Aberto período de submissão de propostas de patrocínio para Meia Maratona UFV
07/04/2025
Institucional
Serviço de Escuta e Acolhimento é estendido a todos alunos atendidos pela Assistência Estudantil
07/04/2025
Falecimento
José Luiz Pereira Rezende (1945-2025)
07/04/2025
Aberto período de submissão de propostas de patrocínio para Meia Maratona UFV
07/04/2025
Serviço de Escuta e Acolhimento é estendido a todos alunos atendidos pela Assistência Estudantil
07/04/2025
Tomam posse os novos diretores do CCA e CCB
04/04/2025
Definida data de aplicação das provas do Pases em 2025
04/04/2025
Indicações para Medalha de Mérito em Extensão devem ser feitas até 30 de maio
03/04/2025