Institucional

Campus Viçosa

UFV recebe representantes da microrregião de Viçosa para alinhamento das ações de combate à Covid-19

17/04/2020

A reunião seguiu todos os protocolos de prevenção

Prefeitos e representantes de dez municípios da Zona da Mata mineira, que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CIS-MIV), estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (17), no Salão Nobre do campus Viçosa da UFV. O objetivo foi alinhar as ações de combate ao vírus e o tratamento que será oferecido aos possíveis pacientes com Covid-19, tendo como referência as deliberações adotadas pelo Centro Operacional de Emergência em Saúde (COES-Viçosa).

Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de fortalecer e capacitar o atendimento primário que é feito aos pacientes sintomáticos, ainda nas unidades de atendimento de cada cidade. De acordo com o médico infectologista da Divisão de Saúde da UFV Alex Simiquele, a grande maioria dos pacientes com Covid-19 apresentará a doença de forma leve a moderada. Esses pacientes não necessitarão de atendimento nos dois hospitais de Viçosa, que recebem toda a população abrangida pelo CIS-MIV.

Para exemplificar a gravidade da situação, Alex demostrou o panorama epidemiológico em números. Os dez municípios têm, aproximadamente, 140 mil habitantes. Em uma situação hipotética sem qualquer ação emergencial de combate,  cerca de 80% serão infectados. Desse total, 20% dos casos terão necessidade de atendimento hospitalar. Isso significa uma demanda de 1.200 leitos em Viçosa, o que, de acordo com o médico, resultaria em um colapso do sistema de saúde. Ele lembrou ainda que “estamos lidando com vidas e não com números”, por isso, é essencial que os municípios repliquem e adaptem à sua realidade tudo o que está sendo feito em Viçosa relacionado à prevenção.

Nesse sentido, a Universidade colocou à disposição dos municípios todo o seu corpo técnico e a estrutura da Unidade Covid-19, para capacitar os agentes de saúde que estarão diretamente ligados ao atendimento dos pacientes infectados. O reitor Demetrius David da Silva destacou o esforço que a UFV tem feito, colocando à disposição da comunidade estrutura para testagem, conhecimento técnico-científico e mão de obra especializada, além de recursos financeiros próprios. “Não iremos nos omitir e nem medir esforços para atender as necessidades da região neste momento de crise”, ressaltou o reitor.

Para a secretária de saúde do município de Paula Cândido, Alessandra Pires, o apoio da UFV é fundamental para propiciar mais autonomia aos pequenos municípios. Em sua opinião, “o alinhamento de informações ajudará as pequenas cidades a se estruturarem em relação aos protocolos de atendimento. Isso ampliará a capacidade de enfrentamento em nível municipal, diminuindo o fluxo de pacientes para os hospitais de Viçosa”.

Além dos protocolos de atendimento, o grupo discutiu ainda as barreiras sanitárias e outras medidas de prevenção. Participaram também da reunião autoridades de Viçosa, como o vice-presidente da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, Luciano Piovesan; o secretário de Saúde Marcus Schitini; o coordenador das procuradorias do município, Luís Cláudio Fonseca Magalhães, além de representantes do COES e da UFV.  

 

Divulgação Institucional - Viçosa  

.