Institucional

Campus Viçosa

Centro de Operações de Emergência em Saúde inicia discussões sobre estratégias para o enfrentamento do coronavírus

09/04/2020

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Viçosa) iniciou, na útima semana, as reuniões que definirão os procedimentos a serem adotados pelo setor de saúde, buscando prevenir e atender os possíveis casos de pacientes diagnosticados com Covid-19 em Viçosa. O grupo é formado por profissionais e gestores da saúde no município, médicos especialistas, professores e técnicos-administrativos da UFV.

Dois encontros já foram realizados no Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes nos dias 08 e 09 de abril. De acordo com um dos representantes da UFV no grupo, o assessor especial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PEC) Bruno David Henriques, as discussões buscam alinhar as ações da Universidade, da prefeitura e dos hospitais, realizando uma avaliação de conjuntura sistemática da saúde na cidade.

Os principais pontos já levantados pelo grupo foram a limitação da infraestrutura disponível e a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais da saúde. Neste sentido, foi destacado que a UFV já vem tomando algumas ações como a adaptação da Unidade de Atendimento Especializado em Saúde, a confecção de 50 mil máscaras de TNT de uso odonto-médico-hospitalar, a impressão 3D de máscaras de proteção (face shield) e doação de álcool 70% para unidades de saúde.

A infraestrutura da rede de saúde para atender futuros pacientes infectados, na avaliação dos membros do COES, ainda precisa de mais tempo para se preparar e garantir segurança à população. Diante deste cenário, o Centro entende que só é possível retomar algumas atividades rotineiras da cidade à medida em que a capacidade de atendimentos a pacientes no SUS também aumente, para evitar o colapso do sistema.

Segundo Bruno, a participação da UFV neste comitê mantém a atuação firme da Universidade, que desde o início da crise, vem trabalhando em diversas frentes no combate ao coronavírus. "Estamos empenhados em dar toda a contribuição que a cidade e a região necessitam", afirma.

As reuniões continuarão acontecendo online e presencialmente, conforme necessidade. Todas as ações definidas pelo COES são norteadas por critérios técnicos, levando em consideração tanto a realidade local do SUS quanto as orientações de órgãos nacionais, estaduais e locais de saúde.

Divulgação Institucional - campus Viçosa