Todos os campi

Mutirão do Departamento de Química produz três mil litros de álcool para combate ao coronavírus na região de Viçosa

08/04/2020

Em menos de uma semana, um mutirão de professores, técnicos e alunos do Departamento de Química (DEQ) da UFV conseguiu produzir e embalar mais três mil litros de álcool 70%. O produto será usado por pessoas que estão trabalhando nos serviços essenciais da Universidade e doado aos hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Lar dos Velhinhos, em Viçosa, Asilo de Teixeiras e Lar dos Idosos, em Porto Firme. O trabalho faz parte do esforço da UFV em colaborar com a região de Viçosa na prevenção da Covid-19

A produção de álcool também contou com o apoio fundamental dos Laticínios Viçosa (Funarbe), que doou mil embalagens de um litro para acondicionar o produto, e da empresa Haskell, que doou glicerina para a produção de 370 litros de álcool glicerinado para higiene de mãos.

O trabalho do Departamento de Química foi de transformar álcool 92%, doado pela Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, em álcool 70%, ideal para desinfetar áreas contaminadas. O DEQ também se colocou à disposição para produzir maiores quantidades para atuar no combate ao coronavírus.

Segundo o professor Alexandre Fontes Pereira, coordenador da ação, o trabalho da equipe foi fundamental para dar agilidade que o combate à pandemia precisa. Em nome da UFV, ele agradece a colaboração das seguintes pessoas:

Camila Campolina Silva Belo (técnica em laboratório DEQ)

Cristiano da Silva (técnico elétrica)

Danielle Soares Ramos (estudante mestrado ENQ)

Gabriel Pereira Borges (estudante graduação ADM)

Jorge Luiz Pereira (técnico laboratório DEQ)

Luciana Aparecida Silva (técnica laboratório DEQ)

Ricardo Natalino (técnico laboratório DEQ)

Mayura Marques Magalhães Rubinger (chefe DEQ)

Willian Toito Suarez (professor DEQ)

Cristiano da Silva (técnico elétrica)