Institucional

Todos os campi

Álcool diluído em laboratórios da UFV é doado a hospital para combate ao novo coronavírus

31/03/2020

Álcool diluído em laboratórios da UFV e doado a hospital da cidade. Produção continuará sendo realiz

Mais de 100 litros de álcool diluídos em laboratórios da UFV foram doados ao Hospital São João Batista, em Viçosa (HSJB), visando o combate ao novo coronavírus. O produto, que estava em concentração de 92.8%, passou por um processo de diluição de modo a se adequar à graduação de 70%, apropriada para desinfetar superfícies, objetos e higienizar as mãos, evitando a proliferação do vírus Sars-Cov-2. A doação aconteceu no último final de semana, mas a produção continuará acontecendo nos próximos dias.

Segundo um dos professores que estão colaborando no processo, Cláudio Mafra, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB), a remessa inicial foi de 120 litros, sendo que a previsão é de que outros 150 litros possam ser entregues - a diluição continua a partir de amanhã. "Nossa expectativa é atender não somente à demanda da emergência no HSJB, mas também outros setores e unidades hospitalares, caso necessário", observa.

O procedimento vem sendo realizado em laboratórios do DBB, com todos os cuidados técnicos, equipamentos e cálculos necessários para uma diluição segura e correta do álcool. "É importante ressaltar que não se deve tentar manipular esse produto em casa, alterando sua composição de qualquer modo, visto que muitos graves acidentes domésticos podem acontecer", alerta o professor, que ainda explica ser este o motivo pelo qual os supermercados, desde 2013, terem deixado de comercializar, por imposição legal, o produto em concentração superior a 54%.

De acordo com o professor Mafra - que realizou também a doação de aproximadamente trezentas máscaras -, há demanda por outros materiais além do álcool. "Nesta batalha contra o coronavirus, não temos espectadores", ressalta.

Os professores do DBB Juliana Fietto, Cristina Bacarat - que cedeu material e diluiu o primeiro lote - e João Paulo Leite também atuaram na diluição do álcool enviado ao hospital. Já departamentos como o de Química (DQI, Tecnologia de Alimentos (DTA), entre outros, contribuíram fornecendo álcool de seus laboratórios. Outros docentes estarão, igualmente, contribuindo com o processo, arrecadando quantidades do produto e realizando as modificações necessárias para sua utilização.

Divulgação Institucional - campus Viçosa