Institucional

Campus Viçosa

Projetos da UFV realizam roda de conversa com associações de catadores de Viçosa sobre riscos do novo coronavírus

27/03/2020

A equipe do Grupo de Práticas e Pesquisa em Saúde Coletiva (Gruppesc), em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Projeto InterAção e a Defensoria Pública do município, realizou uma roda de conversa intitulada “Sensiliz(Ação) sobre a proteção à vida e à saúde: um foco para a pandemia do novo coronavírus”.  A atividade teve como público-alvo trabalhadores(as) da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (Acat) e da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (Acamare).

O objetivo dessa atividade foi informar sobre os cuidados que devem ser tomados pelos(as) catadores(as) no manuseio dos materiais recicláveis, considerando que este é um trabalho de potencial risco, tanto para a saúde desses trabalhadores(as) quanto para a população de Viçosa, visto serem estes materiais meios de transmissão indireta do covid-19.

De acordo com a líder do Gruppesc e professora do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), Deíse Moura de Oliveira, “sensibilizar grupos sociais mais vulneráveis, como os catadores, torna-se uma tarefa necessária no combate à epidemia, pois acreditamos que ações educativas que abordem a proteção da saúde com estes trabalhadores e trabalhadoras podem, neste momento, evitar adoecimentos e até mesmo salvar vidas”, explica.

O defensor público em atuação no município e membro do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), Glauco Rodrigues de Paula, também manifesta a preocupação em relação ao trabalho realizado, principalmente pela falta de transporte para locomoção dos(as) associados(as) até às sedes das associações e de segurança em relação aos equipamentos de proteção individual. “Em Viçosa coleta seletiva continua, assim como outros serviços considerados essenciais. Porém, temos buscado agir no sentido de assegurar que o trabalho exercido pelos catadores não seja um fator a mais de risco de contaminação do covid-19", observa.

Divulgação Institucional - campus Viçosa